Noticias - Zaqueu: um homem de visão | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Zaqueu: um homem de visão
l
l
l


  Zaqueu: um homem de visão

Zaqueu: um homem de visão

Entendemos que a visão é o combustível das realizações. Alguém que almeja construir, conquistar e ser bem sucedido no que faz, precisa ter uma imagem muito clara em sua mente de ONDE e COMO deseja chegar. Nossa base bíblica encontra-se Lucas 19:1-10.

 

 

No mundo existem duas classes de pessoas:

 

 

Aquelas que vivem em função de uma visão ou aquelas que não têm visão alguma.

 

 

Neste texto, encontramos um homem que tinha uma grande visão. Zaqueu tinha o sonho de ver Jesus, de conhecer o mestre. Ele sabia que, desta forma, sua vida não seria mais a mesma. Quando Deus encontra obediência e submissão em nossas atitudes Ele transfere a visão do seu coração para o nosso coração, a fim de que sejamos grandes realizadores de seu propósito na Terra. Quais são as características de uma pessoa que possui uma visão?

 

 

1. Não se inibe diante de limitações pessoais

 

 

Imagine o ano em que o Brasil foi penta campeão na Copa do Mundo. Se você tivesse ido ao aeroporto para ver os jogadores, provavelmente sairia frustrado. As pessoas se aglomeram e literalmente atropelavam umas as outras em busca do melhor lugar para não perder aquela cena. A Bíblia diz que Zaqueu era um homem de pequena estatura e que a multidão cercava Jesus: "procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura ... ". Era impossível que ele pudesse vê-lo! Por causa disso, ele desistiu do seu objetivo? Não! Um homem de visão nunca desiste de sua conquista. Ao contrário, ele cria meios para realizá-la.

 

 Zaqueu venceu sua limitação pessoal e achou uma solução para o seu problema subindo em uma árvore. Homens de visão são excelentes estrategistas! Vergonha e medo são palavras que não existem em seu vocabulário.

 

 

2. Olha sempre na direção correta

 

 

Zaqueu estava na hora certa e no lugar certo. Podemos interpretar o desejo de Zaqueu ver Jesus como um desejo profundo de seu coração de mudar de vida. A palavra diz que Zaqueu era um homem rico e ocupava um alto cargo político. Ele tinha uma família. Tinha casa e bens. Mas sua vida não era plena. No versículo 7 vemos as pessoas o taxarem de "pecador". Mas em detrimento ao que falava a seu respeito, aquele homem tinha a visão mais nobre que um ser humano pode ter: ser transformado por Deus!

 

 

Em que direção você tem olhado?

 

 

3. Enxerga além do que vê

 

 

Boa parte das pessoas que estavam na multidão seguindo Jesus, não sabia exatamente quem Ele era. Elas o viam, mas nada faziam para serem vistas. Zaqueu conseguiu ver além do óbvio. Ele conseguiu ver quem era Jesus e permitiu-se ser visto por Ele. Quando o Jesus o avistou em cima de uma árvore e pediu que ele descesse, ele o fez prontamente e com alegria. Sabe por quê? Porque naquele momento, quando encontrou Jesus, a sua visão foi ampliada. Zaqueu não queria apenas ver Jesus, ele queria estar com Ele, levá-Lo para sua casa, ele queria que a salvação alcançada por ele, também fosse por seus familiares.

 

 

Quando você tem uma visão dada por Deus, você precisa levar outras pessoas a partilharem dela. A visão é como um ímã: ela atrai, desafia e aproxima as pessoas. Não se esqueça: “O futuro pertence àqueles que veem as possibilidades antes que se tornem óbvias".

 

 

4. Atende as necessidades dos outros

 

 

Um homem de visão sempre tem por metas, aquelas que abençoam a vida de outras pessoas. A sua visão agrega valores a quem está perto deles. Quando Zaqueu foi acusado de ser pecador, ele disse a Jesus: "Eis aqui Senhor, dou aos pobres, metade dos meus bens, e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu restituirei quatro vezes mais." Ele se tornou um abençoador de vidas. A sua riqueza passou a não ser mais guardada gananciosamente, mas dividida com os que não tinham. Muitas pessoas se dispõem a servir a Deus, desde que isso não as custe NADA. Não se esqueça que você custou a vida de Jesus na cruz! Zaqueu investiu alto para ter aquele encontro com Jesus. Este era seu sonho, a sua visão. Obteve como recompensa a presença de Jesus em sua casa, a transformação da sua vida, e a ampliação de sua visão. Da mesma forma, lute pelos seus ideais, busque força em Deus e não se detenha diante de possíveis limitações. Visão é uma imagem futura que produz amor. Basta apenas que você tenha coragem de tornar esta visão uma realidade! 




Voltar