Noticias - Vença a tirania do temor | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Vença a tirania do temor
l
l
l


  Vença a tirania do temor

Vença a tirania do temor

Texto:  “Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece” (Jó 3:25)

 

 

Introdução: Em nosso mundo atual existem incontáveis fatores que podem criar temor, desde contínuas incertezas econômicas, passando por imprevisíveis mudanças tecnológicas e até desastres naturais.

 


Discutimos o fato de que existe o bom temor, o qual podemos definir sendo uma certa graduação de medo que nos é benéfica, pois nos protege, como por exemplo o temor que nos impede de saltar de um rochedo, o medo que nos impede de atravessar uma avenida de olhos vendados, o temor que nos faz buscar abrigo durante uma tempestade com raios, etc. E existe o mau temor, que é aquele que nos rouba a felicidade, que gera más consequências tanto na vida pessoal quanto profissional, que traz problemas de saúde, como síndrome do pânico, insônia, ansiedade, etc.

 

O mau temor pode alterar ou postergar decisões e impedir nossas ações. Pode estorvar nossa habilidade de liderar com coragem e determinação e causar estresse desnecessário. Pode nos paralisar mental e emocionalmente. Creio ser por essa razão que a Bíblia nos diz repetidas vezes, “Não temas”.

 

 

Alguns exemplos do impacto negativo do temor sobre nós:

 


- O temor substitui a fé.

 

- O temor pode destruir sonhos.

 

- O temos pode roubar nossa alegria e bênçãos.

 


- O temor pode frustrar vitórias.

 

- O temor pode nos levar a hesitar.

 


Palavras chave. Antes de vencermos o temor, é fundamental que uma passagem bíblica se cumpra em nossas vidas. Rm 12:2 “...E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

 

 

Além da renovação da mente é necessário também:

 

 

1. Descansar em Deus: “A minha alma descansa somente em Deus; Dele vem a minha salvação. Somente Ele é a rocha que me salva; Ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado!” (Sl 62:1-2).

 


2. Confiar no plano de Deus: “Sabemos que todas as coisa colaboram para o bem daqueles que amam a Deus, aqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8:28).

 


3. Confiar na direção de Deus: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e Ele endireitará as suas veredas” (Pv 3:5-6).

 


4. Crer na provisão de Deus: "Buscai pois em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas as coisas lhes serão acrescentadas” (Mt 6:33)

 


5. Confiar na força de Deus: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel...Porque eu, o Senhor, teu Deus te tomo pela tua mão direita e  te digo: Não temas, que eu te ajudo.” (Is 41:10-13).

 


6. Libertar-se da ansiedade: “Não andeis ansiosos por coisa alguma, em tudo, porém sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Fp 4.6-7).

 


7. Enfrentar com coragem a adversidade: “... Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. ” (Js 1:9)

 

 

Conclusão: Quais as coisas que lhe geram temor? Como você geralmente reage ao temor: com preocupação, estresse, lutas e ansiedade? Deus diz ao Seu povo para “não temer”. Você está disposto a vencer o medo? Comece agora mesmo declarando o Salmo 27:1-3 e receba em seu coração esta palavra na sua vida! Declaramos você vencendo a tirania do temor!




Voltar