Noticias - o poder de vencer a mágoa | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » o poder de vencer a mágoa
l
l
l


  o poder de vencer a mágoa

o poder de vencer a mágoa

Texto: A PARÁBOLA DOS DEVEDORES – Mateus 18:23-35

 


Introdução: O Senhor Jesus morreu por nossos pecados para reconciliar-nos com o Pai. (Rm 5:11) Nosso coração deve encher-se de gozo ao pensar que nosso Senhor morreu para que recebêssemos o perdão, até daqueles que teríamos vergonha em mencioná-los.

 


Se Jesus fez tal obra por nós, não deveríamos perdoar aos outros?

 


Não deveríamos aceitar aos outros como são?

 


 
Podemos extrair algumas lições.

 


1) O que não perdoa é egoísta, porque recebe o perdão de Deus, porém não está disposto a perdoar. Como lemos no texto inicial, é muito egoísmo de nossa parte não perdoar nosso semelhante quando o próprio Deus nos perdoou de tantas coisas erradas que fizemos. Já pensou se Deus te medir com a medida que você esta medindo? Mt 7:2.

 


2) O que não perdoa exige dos demais perfeição que ele mesmo não tem. O perfeccionista geralmente não perdoa, pois quer que todos sejam como ele é, e como no mundo nunca vamos achar alguém igual a nós, a tendência é não perdoarmos ao próximo. Quem consegue enxergar seus erros, consegue perdoar, quem não enxerga não perdoa nunca.

 


3) O que não perdoa será julgado por Deus, com a mesma vara com a qual está medindo aos demais. Gl 6:7 De Deus não se zomba, pois o que o homem semear, isso ceifará.

 

 

Sinais de uma pessoa que não perdoa

 


1) Desejo de fazer justiça com as próprias mãos. Toda pessoa vingativa, que fala mal, que cita o defeito do outro segundo a carne, não se deixe enganar, essa pessoa tem mágoa no seu coração.

 


2) Uma angústia profunda. Quando a mágoa não é extirpada, ela cresce até o momento que se cria uma barreira eterna no coração, que é a angustia profunda. 

 


3) Sérias dificuldades para orar. Deus não falha! Você pode não perdoar seu próximo, mas a cobrança de Deus será forte no teu coração. Muitos não tem forças para orar e não sabem porque isso acontece, mas Deus sabe! É por conta das suas mágoas.

 


4) Espírito e atitudes de irritação. Você conhece uma pessoa muito irritada? Mais de 90% das pessoas magoadas possuem um espírito de irritação, principalmente se forem cristãs.

 

 

Devemos buscar o perdão Ref. Lucas 15:11-24

 


O filho pródigo ao reconhecer que tinha errado colocou no seu coração o desejo de ir ao pai para lhe pedir perdão, no entanto dentro do seu coração ficou o sentimento de vergonha de reconhecer o seu erro e mesmo assim o pai o rejeitar. Nunca podemos ter esse sentimento, pois ainda que o ser humano não nos perdoe, o que importa é estarmos com a consciência limpa diante de Deus sabedor de que fizemos a nossa parte.

 

 

O que devo fazer quando sei que um irmão tem algo contra outro?

 


- Devo tratar dentro de minhas possibilidades para que haja paz entre os dois.

 


- É nossa responsabilidade orar pelos que vivem em amargura e falta de perdão.

 

 

Como libertar-nos da falta de perdão? 

 


- Pedir a Deus que nos ajude com seu amor, a perdoar.

 

 

Conclusão: Devemos perdoar, pois já fomos perdoados lá no calvário, quando Jesus morreu por nós.




Voltar