Noticias - O motivo do sofrimento | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » O motivo do sofrimento
l
l
l


  O motivo do sofrimento

O motivo do sofrimento

Ninguém gosta de sofrer. E a religião tem sido buscada por muitos como uma base para amenizar o sofrimento. Mas por que o homem sofre?

 

“O meu povo sofre porque lhe falta o conhecimento.” (Oséias 4:6)

 


 O sofrimento começou por causa do pecado de Adão e Eva.

 


(Gn 3:16) – “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.” 

 


(Gn 3:17) – “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.” 

 


Mas, e hoje em dia, há sofrimento para o cristão? “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (Jo 16:33). 

 

Para que tenhamos sempre bom ânimo e vençamos as aflições é necessário compreendermos o motivo de certas aflições ocorrerem na vida do cristão.

 

1. Por servir a Cristo 


“Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.” (Jo 15:18-19) 


“Não é o servo maior do que o seu SENHOR. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.” (Jo 15:20) 


É óbvio que todos que servem ao Senhor terão algum tipo de perseguição por causa do evangelho. Porém esta perseguição nunca superará a proteção de Deus.

 


2. Para nosso aperfeiçoamento e crescimento espiritual

 


"Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade". (Hb 12:6-10) 

 


3. Propósito de Deus, para manifestação de sua glória em nós (Deus é Soberano!)

 


(Is 45:7) – “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” (Rm 8:28) – “E sabemos que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

 

Como lidar com o sofrimento?

 

Como devo reagir? A minha reação é positiva ou negativa?

 

 

1. Avaliar o sofrimento

 

Devemos pedir a Deus discernimento do por que do sofrimento. Você está sofrendo porque obedece ou desobedece? O seu sofrimento tem te aproximado de Deus?

 


(I Pe 4:15-16) – “Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.”

 


2. Não estranhar a aflição

 


(I Pe 4:12) – “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse...” 

 


3. Buscar a paz em Cristo

 


“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração,a qual, também fostes chamados em um só corpo,  e sede agradecidos.” (Cl 3:15)  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. (Fp 4:7) 

 

 

4. Ter bom ânimo

 


(I Jo 5:4) – “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (Romanos 8:18) – “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.”

 


5. Suportar a aflição à semelhança de Cristo

 


(I Tm 4:5) – “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, SUPORTA AS AFLIÇÕES, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.”

Lembre-se: O AMOR TUDO SUPORTA!




Voltar