Noticias - O dia que o Senhor me deu | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » O dia que o Senhor me deu
l
l
l


  O dia que o Senhor me deu

O dia que o Senhor me deu

Mateus 6:25-34 -"...Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida?”

 

 

Introdução: Muitas pessoas gastam grande parte do seu tempo olhando para o futuro, buscando antecipá-lo e se preparando para ele. Dia a dia, planejamos nossas ações e fazemos projeção do que esperamos que aconteça amanhã, na semana que vem e nos próximos meses ou anos. 

 


De certa forma é assim que deve ser. Planejar nos proporciona um sentido de ordem, direção e propósito. Antecipar o que pode acontecer em futuro próximo pode nos preparar e equipar para reagir de modo apropriado. Sem planejamento e antecipação do que o futuro pode nos revelar, podemos nos descobrir mal equipados para lidar com fatores e influências relacionados ao trabalho e outros aspectos de nossa vida. Pensar no dia de amanhã, por exemplo no sentido financeiro é necessário, pois quantas pessoas que são assalariadas, ao receber gastam tudo sem pensar nas despesas naturais dos próximos dias como, refeição, transporte, imprevistos, etc, e assim sempre estão sem dinheiro, independentemente de quanto ganham, por falta de planejamento. 

 


Entretanto, precisamos saber dosar o nosso “olhar para o futuro”, para vivermos a fé em Deus. Muitos passam muito tempo olhando para o futuro, se preocupando com o amanhã e deixam de viver o hoje e isso é prejudicial. 

 


Por mais que planejemos o nosso dia, não podemos ter certeza do que o dia vai nos trazer. Podemos nos deparar com situações empolgantes como um novo cliente de peso, oportunidade para expandir e diversificar os negócios, aumento de salário ou promoção, visita de um velho amigo, ou algo feliz na família, como podemos também enfrentar queixas de clientes, prazos perdidos, reveses financeiros, um pneu furado, enfim situações inesperadas.

 


Abraham Lincoln, 16.º presidente dos Estados Unidos, colocou a obsessão com o futuro sob perspectiva correta: “A melhor coisa sobre o futuro é que ele chega um dia de cada vez.” A forma como vivermos hoje exercerá grande impacto nas experiências que viveremos no futuro. O que semearmos hoje estará determinando nossa colheita no futuro (Gálatas 6:7-10). 

 

 

Consideremos algumas passagens bíblicas:

 

 

Viva o hoje: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele” (Salmos 118.24).

 

Com freqüência cravamos os olhos ansiosamente no futuro com nossas esperanças e sonhos e deixamos de valorizar o presente. Viveremos o hoje somente uma vez. Se passar, jamais recuperaremos as oportunidades que ele nos apresentou. 

 


Não se aflija com o futuro: (Mateus 6.25-34) “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal”. Desperdiçamos muita energia nos preocupando e afligindo com o que pode acontecer nos dias por vir. Embora ignorar o futuro seja tolice, só podemos influenciar nele vivendo hoje, ou seja semeando boas coisas e confiando em Deus que Ele cuida de nós. Se nos esforçarmos para resolver os problemas de hoje, as questões de amanhã poderão ser menos graves do que tínhamos imaginado. 

 


Valorize cada dia: "Os anos de nossa vida chegam a oitenta, ou a cem para os que têm mais vigor; portanto esteja apercebido pois a vida passa depressa, e nós voamos!... É como disse o salmista:

 

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (Salmos 90.10,12).

 

O tempo passa muito veloz, fato que se torna mais evidente à medida que envelhecemos. Se encararmos cada dia como presente único e especial, compreenderemos a importância de tentar extrair dele o máximo que pudermos. 

 

 

Evite procrastinação: Procrastinação = retardar alguma ação, deixar para depois, protelar uma ação, falta de vontade de realizar algo definido. “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.” (Efésios 5:15-17)

 


“Amanhã acharei tempo para resolver isto.” Você já disse isto? Geralmente quando o amanhã chega, preocupações mais prementes nos afastam do que adiamos. Procrastinação é doença que mata o tempo e destrói oportunidades longamente acalentadas.

 

 

Conclusão: Viva um dia de cada vez! Creia que Deus está no controle da sua vida, e você construirá um futuro abençoado. 




Voltar