Noticias - E quando o rio seca? | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » E quando o rio seca?
l
l
l


  E quando o rio seca?

E quando o rio seca?

" ... mas, passados dias, a torrente secou, porque não chovia sobre a terra. (1 Rs 17:1-7)"

 

 

Por vezes, todos nós passamos por essa dura experiência de Elias. Tudo parece indo bem quando de repente: "o riacho secou ... ". O que era um grande riacho foi se encolhendo e diminuindo até se tornar apenas num filete de água. E por fim, apenas num leito de areia úmida.

 

 

Podemos dizer que essa é a experiência de muitas pessoas. Num momento conhecemos a alegria de uma conta bancária recheada, um negócio em franco desenvolvimento, uma carreira próspera em ascensão. Mas aí... O riacho secou!

 

 

Você acabou a faculdade, iniciou uma carreira promissora, cercada de pessoas especiais e bem-dotadas. No auge da carreira, as coisas mudam. O dinheiro fica "curto". Seus melhores amigos "mudam". O riacho secou.

 

 

Você tem uma família maravilhosa, aparentemente você vive a concretização de todos os sonhos. Mas de repente o seu (a) parceiro (a) fica indiferente e começa a falar em divórcio. Não existe mais amor, não existe mais afeição, não existe mais promessa de mudança. O riacho secou.

 

 

Quando estamos dentro dessas situações terríveis pensamos: o que aconteceu? Será que Deus se esqueceu de mim? Será que suas promessas falharam? Elias esteve vivendo essa situação terrível de perda do mínimo necessário para a vida, ele teve que aprender algumas lições preciosas lá no meio daquele riacho seco no qual estava vivendo.

 

 

1. Os nossos riachos secam por causa de nossas orações que fizemos um dia. Por que o riacho havia secado para Elias? Porque um dia ele havia orado pedindo que assim acontecesse. Elias orou para que não chovesse, mas a palavra não cita ter sido isso um mandamento de Deus. Ele orou, mas se esqueceu de que se não chovesse o povo não teria água, mas ele também não teria. Em Tiago 5:17 a Palavra de Deus diz:

 

 

"Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos; e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses não choveu".

 

 E porque não choveu os mananciais e os riachos secaram. Muitas vezes, esse é o nosso problema, nós queremos que Deus aja em nossas vidas, mas não queremos que doa.

 

Queremos ser piedosos, mas que nesse processo de transformação Ele não nos machuque.

 

Queremos maturidade instantânea e que não exija muito sacrifício. Queremos que Deus aja mas não mexa no nosso conforto, mas com a tua vida”. Muitas vezes as coisas secam em nossa vida, porque Deus tem um plano de mudar tudo em nós. Contudo, no campo de treinamento espiritual de Deus não funciona desse jeito. Se um dia nós oramos pedindo algo para Deus, prepare-se para percorrer o caminho que Deus escolher para você.

 

 

2. Os riachos podem secar, mas a Graça de Deus jamais acaba. Quando o nosso "riacho" seca, a tendência é pensarmos: "como é que Deus pode me esquecer?" na verdade, o que aconteceu foi exatamente o oposto. A palavra de Deus diz que quando o riacho secou, Deus enviou Elias a Sarepta porque lá havia comida (I Rs 17:8"16). Pensando em Elias Deus o levou para uma torrente de águas e ordenou aos corvos que sustentassem Elias, mas como não chovia a torrente secou e com a seca os corvos morreram, e não havia mais o que fazer em Querite. Era hora de partir. Quando os nossos riachos secam, é porque Deus já proveu outro mais adiante de nós. Lá do meio do riacho seco, Deus nos diz; "seu nome está escrito nas palmas de minhas mãos. Você está diante de mim O tempo todo, eu não me esqueci de ti (Is 49:16). O riacho secou porque eu tenho um compromisso não com o seu conforto, mas com a tua vida". Muitas vezes as coisas secam em nossa vida, porque Deus tem plano de mudar tudo para nós. Às vezes, a pessoa perde um emprego e não consegue outro na mesma área. Isso acontece porque é tempo de mudar de rumo.

 

 

3. É no meio de um riacho seco que nós ouvimos a voz de Deus. " ... a torrente secou ... , então, lhe veio à palavra do SENHOR, dizendo ... " (IRs 17:2-ge 18:1). É fato que quando nos sentimos solitários, no meio de um riacho seco, vazio, verdadeiramente ouvimos a voz de Deus. Não há nada que nos impeça de ouvi-la. Deus fala conosco e nós precisamos ouvir com atenção. Talvez em nenhum momento ela foi tão imprescindível, tão urgente, tão necessária às nossas vidas. Quando estamos num riacho borbulhante à tendência é não darmos ouvidos a sua voz. Ele fala, mas não ouvimos. Pensamos que Ele tem pouco a acrescentar a nossas vidas. Mas quando o riacho seca, ficamos como diz o Salmo 42:1-11, como a corça sedenta, nossa alma suspira pelo Deus vivo. Se o seu riacho está seco e ninguém mais vem te alimentar, será que não está na hora de você querer saber qual é o plano de Deus para sua vida? Será que não é momento de você buscar mais a Graça de Deus na sua vida?

 

 

Talvez seja esta a situação de seu coração neste dia. Se o seu riacho secou, talvez seja hora de como Elias atentar para esse treinamento espiritual que Deus está lhe proporcionando. 




Voltar