Noticias - E as ovelhas | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » E as ovelhas
l
l
l


  E as ovelhas

E as ovelhas

O que você sabe sobre ovelhas? A não ser que elas nos fornecem lã e suas crias são chamadas de cordeiros, a maioria de nós nada sabe sobre elas, a menos que você viva na Nova Zelândia, onde seu número supera o número de pessoas. Neste estudo vamos conhecer algumas coisas intrigantes a respeito desses animais lanosos.

 

 


1. A ilusão da grama mais verde. Um velho ditado diz: “A grama é sempre mais verde do outro lado da cerca”. Ovelhas também acreditam nisso, segundo um fazendeiro da Nova Zelândia observou seu rebanho fazer isso. Elas literalmente destruíram a grama sob suas patas, enquanto se esforçavam para comer a que estava do lado de fora do cercado. Algum dia você já fez o mesmo com seu emprego, empresa ou família, simplesmente porque uma segunda alternativa aparentava ser melhor - e acabou descobrindo que não era? Por isso todas as nossas decisões devem ser tomadas apenas com da direção de Deus, pois só Ele sabe qual é o melhor pasto para nós, caso contrário Ele terá que ir em busca daquela que se perdeu. (Lc 15:3-7)

 

 

 

2. Seguir o líder nem sempre é o melhor. Certa manhã, esse fazendeiro segurou um cabo de vassoura diante da primeira ovelha, enquanto o rebanho deixava o aprisco. A ovelha que liderava o rebanho pulou o obstáculo. O fazendeiro então retirou o cabo de vassoura, mas as demais ovelhas continuaram a saltar no mesmo local, embora o objeto que motivava o salto já tivesse sido removido. Você já fez algo só porque outra pessoa estava fazendo, sem perguntar por quê? Ou seguiu uma prática tradicional sem se deter para avaliar se ainda era necessária? Temos essa mania de imitar tudo a nossa volta, roupas, cabelos, postura, etc. Muitas vezes essas atitudes nos levam a grandes erros. Em muitas coisas não temos que dar ouvidos nem satisfação a sociedade.

 

 


3. Por conta própria, ovelhas tendem a se meter em problemas. (Jo 10:1-18)  Às vezes a ovelha decide adotar seu próprio rumo, desviando-se da vigilância protetora do pastor. O resultado pode ser desastroso: pernas quebradas, ficar enroscada nos arbustos e até mesmo cair e ficar incapaz de colocar-se novamente de pé. Sem imediata assistência do pastor, poucos minutos a separam da morte.

 

 

 

A história do fazendeiro demonstrou o que diz a passagem bíblica: “Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho...” (Isaías 53:6). Sem a direção de um pastor diligente, ovelhas podem facilmente de deparar com catástrofes.

 

 

 

No mundo profissional e empresarial uma das tarefas que os líderes têm é servir como “pastores supervisionando seu rebanho” no desempenho de suas responsabilidades. O líder deve proporcionar ambiente de trabalho seguro, prever perigos que espreitam adiante e certificar-se de que os trabalhadores recebam o que precisam para um desempenho excelente.

 

 

 

Sob a perspectiva espiritual, um sábio pastor olha para o exemplo de Jesus Cristo, que descreveu a Si mesmo como “Eu sou o bom pastor; conheço as Minhas ovelhas, e elas Me conhecem” (João 10.14). Anteriormente, na mesma passagem, Ele disse: “O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (João 10.11). O Senhor nos ensinou que o bom pastor sempre tem disposição para fazer o que for necessário, em favor das ovelhas e certamente isso sempre atrairá seguidores fiéis.  

 

 

 

Conclusão: Quando a palavra de Deus nos compara as ovelhas, não a faz apenas pelo que as ovelhas são em suas características, como ser dócil, mansa, dependente, mas também compara por muitas das vezes nossas atitudes se assemelham a elas. Algumas atitudes fazem as ovelhas serem queridas e desejadas, outras fazem elas perderem até a vida. Assim, analise o caminho pelo qual você tem andado.




Voltar