Noticias - Como saber a vontade de Deus | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Como saber a vontade de Deus
l
l
l


  Como saber a vontade de Deus

Como saber a vontade de Deus

Introdução: Será que Deus tem um plano perfeito para sua vida? Será que Ele realmente se importa? O cristão tem direito de escolher por algo e ainda estar no centro da vontade de Deus? Como posso saber se devo casar? Com quem? E minha profissão? Onde devo morar? Será que Deus se importa com pequenos acontecimentos de minha vida?

 

 

Todas estas perguntas e muitas outras refletem as dúvidas, ansiedades e inquietações de pessoas que querem saber como descobrir a vontade de Deus, para poder cumpri-las.

 

 

  1. O que é vontade de Deus?

 

Existem três aspectos da vontade de Deus: a vontade soberana, a moral e a individual.

 

 

a) Vontade Soberana

 

 

A vontade soberana de Deus é o plano secreto, pré-determinado, que Deus tem para tudo que acontece no Universo. (Daniel 4:35) - E todos os moradores da Terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?

 

 

b) Vontade Moral

 

 

A vontade moral de Deus é tudo que Deus deixou revelado em sua Palavra, a Bíblia. Trata-se de tudo que devemos crer e viver. (João 8:31) – “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos...”

 

 

c) Vontade Individual

 

 

A vontade individual de Deus é aquela orientação especial para cada pessoa. Essa vontade individual se divide em: Revelação Parcial – Deus não revela sua vontade de uma só vez, mas sim passo a passo.

(Hebreus 11:8) – “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.”  (Hebreus 11:9)  “Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.” (Hebreus 11:17) – “Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.” Suas Decisões – Não pense que Deus se interessa apenas pelas grandes decisões de sua vida. (I Pedro 5:7)  “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

 

 

Chamado Especial – Não pense que só os que vão dedicar-se integralmente ao ministério recebem um chamado especial. (I Corintios 1:2) – “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”

 

 

  1. Como discernir a vontade de Deus?

 

 

 

Há pelo menos 3 maneiras pelas quais podemos discernir a vontade de Deus:

 

 

{C}a)      A Palavra de Deus

 

A Bíblia nos mostra em que devemos crer e como viver como filhos de Deus. (I Ts 5:18) – “Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

(Gl 5:13)“Por que vós irmãos, fostes chamados á liberdade: porém nãos useis da liberdade para dar ocasião à carne, sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.”

 

 

b) Reconhecer que Deus está no controle e que tudo colabora para o bem dos que amam a Deus. (Rm 8:28) “Sabemos que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus...”

 

 

{C}b)     Fatos e Situações

 

As circunstâncias podem-nos discernir qual a vontade de Deus também, através dos fatos e situações de nossa vida diária. Exemplo de Jonas que colheu grande tempestade e ficou preso no ventre de um peixe por não estar no centro da vontade de Deus.

 

 

(Isaías 46:10) – “Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.”




Voltar