Noticias - A melhor maneira de aprender | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » A melhor maneira de aprender
l
l
l


  A melhor maneira de aprender

A melhor maneira de aprender

Introdução: Há muito tempo temos ouvido que o ser humano usa pouco mais que 20% de sua mente. Na realidade, existem condições orgânicas de nosso corpo que muitas pessoas desconhecem. Quando entendemos que um alimento traz vitaminas, quando entendemos que a boa postura evita dores na coluna, quando entendemos que exercícios físicos fazem bem ao coração, passamos a ter uma vida mais saudável. Assim, quando entendemos o funcionamento da nossa mente, poderemos usa-la com mais sabedoria e conquistar coisas fantásticas. “Pois quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo” (I Coríntios 2:16)

 

 

1. A PIRÂMIDE DE WILLIAM GLASSER

 

 

 William Glasser foi um psiquiatra que se dedicou ao estudo cientifico para entender qual é a forma que o ser humano consegue um maior índice de aprendizagem. Até William trazer à tona seus estudos, quase todos os alunos trabalhavam com a memorização, onde um aluno entra num quarto e lê incessantemente um trecho de uma matéria até a decoração daquele texto. No entanto, era percebido que mesmo quando se decorava um texto para uma prova, ele era facilmente esquecido depois da sua realização. Depois de muito pesquisar e fazer testes, Glasser chegou a conclusão que quando você lê uma coisa você aprende 10% apenas do texto lido. Quando você escuta aprende apenas 20%. Quando você vê aprende 30%. Quando você vê e ouve aprende 50%. Quando discutimos o assunto com os outros aprendemos 70%. Quando fazemos 80%. Quando ensinamos aprendemos 95%. Por que isso acontece? Porque nossa mente é seletiva na hora de receber a informação e ela não escolhe o tipo de informação que vai captar. Ex. Quando você está sentado ouvindo a mensagem aos domingos, você vai aprender 20% da mensagem, pois enquanto está ouvindo, sua mente está recebendo outras informações vinda pelos pensamentos e pelos olhos sobre coisas que vão distrair sua atenção. No entanto ás quartas feiras você aprenderá 50% da mensagem, pois além de ouvir, você está lendo o estudo. Porém quando você discute uma questão, faz ou ensina, sua mente se concentra totalmente no teor explanado. Faça um teste. Experimente explicar alguma coisa sobre culinária para alguém e tente pensar em outra coisa. É impossível! Você vai trocar as palavras e não falará nada com nada! Já quando estamos sentados apenas ouvindo, nossa mente vai viajar com muitos pensamentos.

 

 

2. COMO POSSO APRENDER 95% DA BÍBLIA?

 

 

Se estudos científicos mostram que eu aprendo 95% das coisas quando ensino, que tal começar a ensinar a palavra de Deus? Mas quais as formas que poderemos utilizar para pregarmos a palavra?

 

 

a) Evangelizando: Evangelizar é um mandamento bíblico e pode te levar a um conhecimento muito grande da Palavra, pois você será questionado quando falar da bíblia para alguém, aí terá que ouvir e ler mais a Palavra. (Romanos 10:11-15)

 

 

b) Fazendo grupos de estudo com familiares: Muitos familiares não querem vir a igreja, mas será que se você os convidasse para um grupo de estudo da Palavra, eles não aceitariam participarem dessas reuniões?

 

 

c) Desenvolvendo seu talento na igreja: Mateus 25:14-30 Deus deu talentos para todos nós e deseja que usemos desses talentos para nosso progresso e do nosso próximo. Servir no ministério da igreja, tornará você mais inteligente, pois você terá que aprender mais da Palavra, prestará mais atenção, pois a qualquer momento alguém poderá querer tirar uma dúvida bíblica com você e terá que ensiná-la tornando-se assim mais esperto.

 

 

CONCLUSÃO: Os trabalhos de pregação da Palavra não somente levam você a uma vida em abundância, pois agradam a Deus, como te levarão a um conhecimento muito grande dos mistérios de Deus. Coloque uma dessas metas de pregação a partir de hoje e seja mais um sábio da Graça de Deus.




Voltar