Noticias - A lição de Jonas | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » A lição de Jonas
l
l
l


  A lição de Jonas

A lição de Jonas

Texto: Jonas 1:1-17 

 


Introdução: Nem sempre o que Deus manda fazer nos agrada. Este era o caso de Jonas. Ele não queria ir até Nínive, tomou outra direção. A Bíblia cita que ele se levantou para fugir de diante da face do Senhor, mas seria isso possível?

 

 

1. Deus está em todo lugar:

 

O salmista declara: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também”(Sl 139:7-8) Foi uma tentativa inútil de Jonas. Deus é onipresente (está em todos os lugares) e onisciente (conhece todas as coisas). Nós também tentamos muitas vezes fazer isso. O Senhor nos dá uma direção e queremos ir para outra. Acabamos andando por lugares que não deveríamos e entramos em situações que são muito complicadas, as quais roubam a nossa paz e transtornam a nossa vida.

 


2. Deus tinha uma direção clara para Jonas:

 

Sempre que estamos dispostos a ouvir Deus, ele nos dá direções corretas e precisas para nossas vidas. Nem sempre elas agradam nossa carne. Por vezes ficamos com medo de assumirmos estas posições por pensamos apenas em nós mesmos. Mais ou menos como Jonas. - Que dirão os meus irmãos se for até Nínive e Deus mudar o castigo daquele povo tão cruel ? – Como o fulano que faz ou fez tanta coisa errada pode agora posar de cristão? E se o povo de lá for contra mim? Estes eram os pensamentos de Jonas, totalmente egoísta e covarde diante da vontade de Deus.

 

MESMO QUE VOCÊ NÃO PERCEBA, A DIREÇÃO DE DEUS É SEMPRE A MELHOR!

 


3. As conseqüências de uma direção errada:

 

Jonas tentou ir para o outro lado, como fazemos muitas vezes. No princípio tudo aparentemente dá certo. O próprio Jonas conseguiu um navio, pagou a passagem e se deitou tranqüilamente no porão. A viagem começou. O balanço do mar era agradável e ele pegou no sono. Aí está o grande perigo.

 

Quando estamos fora da direção de Deus, experimentamos por algum tempo uma agradável sensação de que está tudo bem, para que não percebamos a cilada em que estamos prestes a cair como aconteceu com os apóstolos (Marcos 6:45:52) 

 


O que acontece quando não ouvimos a Deus?

 


a) Colhemos tempestade: As tempestades sempre alcançam os que estão fora do propósito do Senhor. Não foi diferente com Jonas e não é conosco. No meio da tempestade não temos para onde correr, nos molhamos, às vezes ficamos doentes, não é raro sujarmos nossos pés na lama que se forma. Estas tempestades podem acontecer nas finanças, na saúde, na vida profissional, na família, etc. Será que você está no meio de alguma tempestade?

 


b) O navio pode se quebrar: Não adianta o quanto lutamos, parece que tudo vai se arrebentar, nada dá certo, nenhuma tentativa dá resultado. Tentamos, por exemplo, sair de uma dívida, entramos em outra ainda pior. Tentamos um novo emprego, mas as inquietações e insatisfações continuam. Enfim, enquanto não tiramos o problema, ou seja, a desobediência, estaremos caminhando para a destruição.

 

Enquanto Jonas não saiu do navio o mar não acalmou. Da mesma forma quando não ouvimos a Deus e persistimos em fazer a vontade da nossa carne, transtornamos não apenas a nossa vida, mas também a vida dos que estão conosco. Assim também aconteceu com o centurião que não ouviu ao apóstolo Paulo e sim deu mais crédito ao que o piloto e o mestre do navio dizia. (Atos 27:9-24)
 

 

4. O futuro de quem corre de Deus: A Bíblia diz que Jonas foi parar na escuridão, nas entranhas de um grande peixe por três dias e noites, ele lá ficou. Talvez você também esteja vivendo um momento de escuridão em alguma parte de sua vida. Com toda certeza isso não é agradável, as entranhas, um lugar onde há decomposição, coisas estragadas. Se não tomarmos cuidados, acabamos em decomposição também, estragamos a nossa vida e a de outros à nossa volta.

 

5. Mas há uma saída: O próprio Jonas nos revela: “Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus, e disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.” (Jn 2.1,2) Quando reconhecemos que estamos no caminho errado e com sinceridade clamamos a Deus, Ele em sua misericórdia nos faz sair da situação e nos leva de novo para a direção correta.

 


Conclusão: Por quais caminhos você tem andado? Eles está agradando a Deus? Será que há em sua vida alguma atitude que não está de acordo com o projeto do Senhor? Se existir, agora é o momento de clamar a Deus para que ele te conduza ao caminho certo. Ore a Ele e peça perdão pelos caminhos que você tem andado, pela desobediência em fazer a vontade do Pai. Ainda há tempo, e este tempo se chama hoje!




Voltar