Noticias - A atuação do Espírito Santo | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » A atuação do Espírito Santo
l
l
l


  A atuação do Espírito Santo

A atuação do Espírito Santo

Texto: 1 Coríntios 2:9-16

 

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, até as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”.

 

 

Neste texto encontramos o entendimento das duas sementes, ou seja, aqueles que são naturais e sendo assim nunca receberão a Palavra da Graça de Deus e os espirituais que além de receberem o evangelho tem o poder de discernimento. Não podemos imaginar tudo que Deus tem reservado para nós, tanto nesta vida como na eternidade. O Espírito Santo nos conforta, cuida de nós, trata de nossa situação. Mas para que isso aconteça, é necessária uma entrega a Deus e a Sua vontade simplesmente partindo do princípio da fé.

 

 

Hebreus 11:1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.! ”

 

Para que Deus aja na nossa vida, preciso primeiro crer. Se nós não abrirmos o nosso coração com fé, crendo que Deus vai fazer o que ele quiser conosco, e se não haver uma entrega incondicional a Ele, nada acontece. Sem entrega a fé é subtraída, com a entrega a fé é multiplicada. A entrega corresponde a uma manifestação sobrenatural de fé, cujo resultado é a solidez e edificação do caráter para um viver centrado no propósito de Deus, e nos possibilita receber a herança reservada aos que crêem. A atuação do Espírito Santo em nossa vida depende da nossa entrega. E uma entrega corajosa. Por meio da entrega podemos crescer de fé em fé, ou seja, passar de um grau a outro.

 

 

II Co 13:5 “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se é que já não estais reprovados".

 

Assim foi com Abraão. Para que o propósito de Deus se cumprisse em Abraão, foi necessária uma entrega total dele para com o Pai. Abraão foi enviado para terras distantes, entregando a Deus um futuro que aos olhos humanos era incerto, mas que na verdade fazia parte do propósito de Deus. E a entrega teve sua prova maior quando Deus pediu o sacrifício de Isaque. O nosso sacrifício hoje se resume numa entrega total a Deus, nos afastando das coisas da carne e aproximando das coisas do espírito.

 

 

Romanos 12:1 "Apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional. "

 

 

A nossa forma de pensar quanto à atuação do Espírito Santo precisa ser revista a cada instante. Deus nos quer revelar uma intimidade tão grande com o Espírito Santo, mas para isso é, preciso crer n'Ele e nos deixar se guiados por Ele como cita o Apóstolo Paulo em Romanos 8.12-17 “Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” Quando somos guiados pelo Espírito Santo, Ele nos leva a experiências incríveis. Viva você também pela fé, pois a fé é dom do Espírito Santo. Pode confiar Nele, pois certamente Ele te honrará grandemente.




Voltar