Apostilas | Reconhecendo nossas fraquezas | Comunidade Cristã Amor e Graça

 
 
  Reconhecendo nossas fraquezas

Reconhecendo nossas fraquezas

Introdução: Deus nos chamou para sermos corajosos. Desde o Éden Ele nos vê como homens e mulheres corajosos, nos deu funções e tarefas só dadas a valentes: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” (Gn 1:28)

 


Outras vezes Deus nos fala sobre sermos corajosos e ousados: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Tm 1:7).  “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.” (At 4:31) Portanto, Deus nos vê e nos quer como filhos corajosos, porque Ele sabe que para sermos cristãos verdadeiros, precisamos ter coragem.

 


A coragem na vida cristã deve ocorrer em todas as áreas em especial quando somos tentados, com tentações de todos os tipos. O difícil é ter coragem para resistir a tentação. Muitos não conseguem e se declaram incapazes de vencê-las. Mas Deus nos diz: 1 Co 10:13 - “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. E mais, que a origem de nossas tentações são as nossas próprias cobiças: Tg 1:14 “Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.” Veja como podemos resistir as tentações:
 

 


1º. Ter coragem de identificar nossas fraquezas espirituais - Isso é complicado porque temos uma tendência de tentar sepultá-las, no profundo de nossas almas. Se formos perguntados: “qual seu defeito?”... pensamos, ficamos sem graça e dizemos: “meu principal defeito é ser bom...” Ser bom é qualidade! Na verdade não conseguimos nos expor e dissimulamos!

 


 
2º. A Bíblia está cheia de exemplos de homens que tinham fraquezas - Ex 2:11, revela uma fraqueza de Moisés, a ira, que o acompanhou até mesmo quando conduzia o povo pelo deserto (sua ira o levou a quebrar as tábuas dos mandamentos escritas pelo próprio Deus). 1 Reis 19:1-5 Elias no verso 5 mostra sua fraqueza: a depressão. Após uma grande vitória ele foge por medo.

 

O grande profeta reduzido a um deprimido pela fraqueza. Gn 27:30 - Jacó com sua fraqueza de ser enganador, desestabilizou toda a sua família, porque tinha um caráter com desvio. No verso 41 encontramos Esaú declarando que passou a ter ódio a Jacó, a ponto de desejar matá-lo. Mt 16:13-23 - Pedro também tinha sua fraqueza que era a inconstância... parecia uma montanha russa, ora avançando para o alto com força, ora despencando com uma velocidade absurda. 

 


 
3º. Que áreas de nossas vidas devem ser confrontadas? - Às vezes achamos que só as grandes falhas precisam ser tratadas quando nos tornamos cristãos, e a estas, ficamos atentos. O problema são as pequenas, quase imperceptíveis, com essas, não gostamos de lidar, mas precisamos! Quando Jesus disse a Pedro que ele o trairia, ele não reconheceu sua fraqueza e disse: Não! Terminou por negar a Jesus...mesmo antes tendo declarado que nunca o trairia.

 

O que Pedro deveria ter feito era cair aos pés do Senhor e reconhecer sua fraqueza, sua inconstância. Quantas vezes Espírito Santo nos dá esta oportunidade! Ele mostra a verdade de quem somos, mas nós preferimos fazer de conta que não ouvimos, olhamos para o outro lado, nem parece que é com a gente! Mas a Palavra de Deus diz que a tentação “depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tg 1:15)

 


 
4º. Identifique sua fraqueza, veja qual é - quando você não tem coragem para identificar suas fraquezas dificilmente conseguirá lidar com elas. Apegue-se a Jesus. Ele é o único capaz de restaurar você e livrá-lo delas. Deus quer te dar a coragem para identificar e vencer suas fraquezas. Ele te deu o espírito de intrepidez, de ousadia. Seja ousado hoje e saia daqui vitorioso sobre suas fraquezas.

 






Voltar