Apostilas | Encontrando o verdadeiro descanso | Comunidade Cristã Amor e Graça

 
 
  Encontrando o verdadeiro descanso

Encontrando o verdadeiro descanso

Texto: Mt 11.28-30 "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve."

 


Introdução:

 

- Onde estão nossas preocupações?

 


- Por que concentramos tantas energias na resolução de problemas e, ainda assim, não temos sucesso em tudo? O que está faltando?

 


- Por que estressamos nossos cônjuges, filhos, amigos, com nossos problemas e esquecemos do ensino de Jesus quanto a buscar o verdadeiro descanso e solução para os nossos problemas?

 


Vamos falar um pouco sobre a busca do descanso. Jesus ensinou sobre o verdadeiro descanso. 

 


1) O que é o descanso? Por que Deus se preocupou com isso?

 


Deus sabia desde o princípio que o homem precisaria de refrigério, de descanso.

 


Descanso = Dar descanso a, aliviar da fadiga, cessar o trabalho, os afazeres, aliviar as cargas.

 

Segundo o modelo da Bíblia, descansar é tudo isso e muito mais. Quando Deus criou o universo, Ele nos ensinou acerca do descanso. O Texto diz que de todas as suas obras Ele, o Eterno, descansou! 

 

Gn 2.1-3 "Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.” 

 


O texto de Mateus nos diz: vinde a mim. Não diz eu vou a você, não diz: fique onde está, parado. Não, o texto diz: VINDE A MIM. Às vezes procuramos tudo, todos aqueles que achamos que podem resolver os nossos problemas, mas nos esquecemos daquele que realmente resolve todos os problemas.

 

 

2) A quem é dado o direito de buscar descanso?

 


A alguns? A certos grupos sociais, elitizados? A uns poucos? Não, não é isso o que as escrituras dizem. O texto diz: TODOS! Isso inclui você. Deus não lhe excluiu! O mundo pode fazer isso. As pessoas podem fazer isso. Ele sempre estará com as portas abertas para receber os excluídos, os rejeitados, os marginalizados, os doentes no físico e na alma, nas emoções. O mundo exclui, Jesus recebe. Ele mesmo disse: “eu vim para os doentes, para os necessitados...” (Mt 9.12,13).

 

A quem Jesus recebe? Todos os cansados, sobrecarregados, oprimidos. Você está cansado de lutar para resolver problemas, está sobrecarregado? Vá a Jesus. 

 

 

3) Por que devemos buscar o descanso em Deus?

 


Hb 3:7-19 e 4:1-7 “...nos porém que cremos entramos no descanso...”

 


Há uma promessa para quem busca o descanso em Deus, para quem vai até Ele. O texto diz: EU VOS ALIVIAREI!!! Quer alívio, quer experimentar o verdadeiro descanso? Vá até Ele, ou seja, viva pela Graça! Não fique aí, chorando como quem não tem solução, como se o seu problema não tivesse jeito, vá até Ele. Não que você não possa chorar que não tenha o direito de chorar, não é isso, você tem esse direito, mas não mergulhe no problema, não deixe que ele roube a sua alegria, ofusque o seu brilho que vem de Deus. Salmo 30.5 declara: “... o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã...”, ou seja, o choro “pode”, isso implica possibilidade, direito, tempo limitado, determinado, e não o resto da vida. Deus sempre nos dará livramentos, sempre nos dará descanso, alívio, porque Ele é um Deus de pactos, de alianças e cumpre a todas as Suas promessas. O que fazer? Apegar-se a elas, estudar cada uma delas, examiná-las e acima de tudo, vivê-las.

 

Não precisa ser especial para achegar-se a Ele, simplesmente vá. Ele diz: vinde, vinde, vinde a mim!

 

 

Conclusão: Os benefícios do verdadeiro descanso também estão descritos no Salmo 23. Vemos aplicação dentro de um contexto que vivemos em nossos dias. Encontrar o verdadeiro descanso não significa ausência de problemas, mas alívio em meio a eles. Passamos por tribulações, problemas, alguns diriam vales, até mesmo o vale da sombra da morte, mas quando entendemos quem é o nosso verdadeiro descanso, somos capacitados, por Ele, a ultrapassar as barreiras, as dificuldades, e contemplar o Deus que está acima de todas as coisas, que nos ensina a elevar os nossos olhos para além dos montes, pois certamente nos virá o socorro. 






Voltar