Noticias - É melhor serem dois do que um | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » É melhor serem dois do que um
l
l
l


  É melhor serem dois do que um

É melhor serem dois do que um

Texto: Eclesiastes 4:9-12

 

-“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante... E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” 

 

 

Em administração isto se chama de sinergia - forças correspondentes que se complementam. È uma
combinação de forças, talentos, habilidades e experiências visando o bem comum ou um objetivo compartilhado. Com frequência o mundo profissional e empresarial concentra seu foco em “estrelas” –indivíduos que ascendem a níveis de realização acima de seus pares. Mas, mesmo a pessoa mais talentosa necessita de suporte de variadas formas. Eis os benefícios do trabalho em equipe na visão da Bíblia: 

 


1. Um mantém o outro afiado: Como faca sendo afiada por pedra de amolar, ficamos “afiados” interagindo com outros, mesmo quando isso envolve certa dose de atrito e conflito. “Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo” (Pv 27:17).

 


2. Dividimos os fardos uns dos outros: Quando trabalhamos isoladamente, a tarefa e a responsabilidade parecem insuportáveis. Junto com outros, o fardo se torna mais leve e parece mais manejável. “Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo” (Gl 6:2).

 


3. Levantamos o ânimo uns dos outros: O trabalho em equipe tem grande valor emocional e psicológico – camaradagem, espírito de solidariedade – bem como benefícios físicos. “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. (Hb 10:24-25).

 


4. Avançamos na mesma direção: O ideal é que trabalhássemos com pessoas que compartilhassem o mesmo senso de missão, visão e valores. “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (II Co 6:14). 

 

 

Questões Para Reflexão:

 


1. Geralmente você trabalha em equipe ou sozinho? Qual você prefere?


2. Pense em um projeto que você não poderia ter completado se trabalhasse sozinho. Quem lhe prestou assistência e qual foi sua contribuição para o resultado final?


3. Como você reage a pessoas que rejeitam ajuda quando oferecida? Você acredita que “dois é melhor do que um” é sempre verdade? 

 

 

Veja abaixo outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema:

 

 

“Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança” (Pv 11:14)

 

 

“Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito” (Pv 15.22)

 

 

“O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta.” (Pv 20:18)

 

 

”Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro. Porque cada um levará o seu próprio fardo. O que o homem semear, isso também ceifará, mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui” (Gl 6:1-6)




Voltar