Apostilas | Você está pronto para recomeçar? | Comunidade Cristã Amor e Graça

 
 
  Você está pronto para recomeçar?

Você está pronto para recomeçar?

Ocasionalmente ouço alguém dizer: "Se tivesse que viver outra vez, não mudaria nada". Outros já mudariam tudo porque a vida não tem sido assim tão arrumada e se pudessem refazê-la, mudariam muitas coisas. Principalmente com o conhecimento que tem agora.

 

 

É claro que, exceto em fantasias sobre viagens no tempo, as pessoas não podem voltar atrás. Apenas podemos lembrar do passado enquanto vivemos O presente e planejamos o futuro. Mas com o passar de cada ano, há sempre o sentimento de um novo começo, um ponto de demarcação para mudanças necessárias e importantes no trabalho, relacionamentos, atividades, finanças e outras áreas.

 

 

Sempre é tempo de recomeçar, reescrever metas, tomar "decisões". Contudo, ao fazer planejamentos ou estabelecer objetivos é melhor sempre conservar a simplicidade.

 

 

Nossos planos devem ser razoáveis para não nos frustrarmos ou desanimarmos. Se estiver devendo alguns milhares de reais, por exemplo, o planejar ficar livre de dívidas até o final do ano, talvez seja algo irreal. Ao invés disso, que tal lutar para reduzir substancialmente essa dívida, saldando parte dela nesse período? Talvez você tenha sonhado em ter seu próprio negócio, mas lhe faltam recursos para iniciá-lo. Quem sabe não seja uma boa estratégia ocupar-se de uma atividade paralela que desperte seu interesse, observando-a crescer gradualmente, até atingir o ponto em que seja autossustentável e possa manter você e sua família.

 

 

Nossas metas devem ampliar nossas possibilidades, desafiando-nos a níveis elevados de realização.

 

 

Mas precisam ser mensuráveis e alcançáveis. Não almeje, por exemplo, competir numa maratona na próxima semana ou numa prova de triatlo, se nunca correu um quilômetro sequer. Ás vezes, metas são melhor atingidas através de passos sucessivos. Infelizmente, o ser humano. não é assim! Ele quer crescer rápido. Sonha hoje e amanha já quer ter seus sonhos realizados. Ninguém aceita subir degrau por degrau, já quer atingir o topo da escada direto. Assim é também na obra da igreja, poucos são aqueles que aceitam crescer, até serem chamados para obra. Geralmente a pessoa se apresenta num dia e já quer ser usada no outro, principalmente quando já foi obreiro de algum outro ministério. Poucas são as pessoas que possuem paciência para as respostas vindas de Deus. Elas preferem tomar suas próprias atitudes.

 

 

A Bíblia oferece princípios valiosos para se começar de novo, formulando planos e estabelecendo metas:

 

 

· Deixar o passado no passado. Pessoas sábias aprendem com o passado para não mais cometer os mesmos erros, mas ficar lembrando fracassos passados é contraproducente e leva à derrota. O apóstolo Paulo se arrependia de coisas que havia em Seu passado. Mas sabendo que não poderia mudá-las, decidiu simplesmente viver o presente e preparar-se para o futuro. "Uma coisa faço; esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus"(Filipenses 3.13-14).

 

 

· Agir conforme oportunidades presentes. Muitos estão sempre planejando ou aspirando fazer algo de significativo, mas nunca colocam seus planos em ação, transferindo-os sempre para outro dia. Como já diz o ditado: -Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. "Ouçam agora, vocês que dizem: 'Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali; faremos negócios e ganharemos dinheiro. 'Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! (Tiago 4.13-17). Também o apóstolo Paulo diz "Aproveitai as oportunidades" (Colossenses 4:5). Por mais que tenhamos outros planos, se o momento favorece outro algo, devemos aproveitar a oportunidade apresentada.

 

 

 

· Fazer preparativos razoáveis para o futuro. Em primeiro lugar tenha planos espirituais e todas as demais coisas que desejar que seja para a glória de Deus. Quem sabe que acontecimentos ' inesperados afetarão nossos planos? Deus sabe! Então, faz sentido quando planejamos consultá-lo, buscando Sua sabedoria e direção. Coloque tudo o que você deseja nas mãos de Deus, e os seus planos serão bem-sucedidos. Em seu coração, o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos. (Provérbios 16.1-9).

 

 

Conclusão: Que tal recomeçar tudo. Seus sonhos e projetos com sabedoria, aprendendo com as experiências do passado e não apressando o futuro, mas, vivendo um dia de cada vez? Que tal vivermos o presente e não desprezarmos as oportunidades que Deus nos dá? Com certeza você terá um futuro maravilhoso! 






Voltar