Apostilas | Vencendo a depressão | Comunidade Cristã Amor e Graça

 
 
  Vencendo a depressão

Vencendo a depressão

Vivemos numa das maiores e mais populosas cidades do mundo. Trabalhamos rodeado de pessoas, ainda assim podemos sentir profunda e esmagadora solidão. Não é espantoso? Apesar dos avanços do século XXI vivemos numa sociedade de pessoas solitárias. Uma pesquisa constatou que 15% dos entrevistados sentiam-se solitários e depressivos todo o tempo; 78% sentiam solidão e tristeza pelo menos parte do dia e apenas 6% disseram jamais ter e sentido sozinhos ou depressivos. Ninguém está imune ao impacto devastador da depressão. Muitos já constataram a verdade e sabedoria contidas no adágio: "É solitário estar no topo". Imagino que líderes de governo, altos executivos de bem sucedidas corporações, até mesmo aclamados e celebrados atletas e artistas compartilham as aflições da solidão - pelo menos parte do tempo.

 

 

A solidão em muitos casos não gera uma depressão como podemos encontrar em muitos relatos na palavra de Deus.

 

 

Na Bíblia, o apóstolo Paulo, um dos mais destacados líderes da igreja primitiva, descreveu episódios de solidão em II Timóteo 4.6-21. Assim, mesmo aqueles que são intensamente espirituais e devotados a Deus, também lutam com as profundezas da solidão. Examinemos algumas causas comuns da solidão e da depressão e sugestões de como lidar com ela.

 

 

Algumas Causas de Solidão que podem gerar depressão

 

 

- Transições na vida: A vida envolve uma série de transições que vai desde o nascimento, passa pelo primeiro contato com a escola, formatura, primeiro emprego, casamento, paternidade, até a aposentadoria. Toda mudança na vida carrega a tendência para a solidão.

 

 

- Separação: Podemos possuir todas as coisas e ter todo o dinheiro do mundo, mas estar sozinho numa ilha é sentir-se miserável. Fomos criados para estarmos uns com os outros. Alguns mudam de casa e ficam sem raízes. Separações em razão de convocações militares, carreira, doenças, divórcios ou morte podem provocar solidão e depressão.

 

 

- Oposição: Quando nos sentimos atacados, ridicularizados ou criticados, há uma tendência para o recolhimento, que gera solidão.

 

 

- Rejeição: Quando somos traídos, esquecidos ou abandonados, podemos sentir solidão. Uma de nossas maiores necessidades é a de sermos aceitos. Rejeição causa solidão.

 

 

Como você tem lidado com a solidão? Alguns usam drogas, bebem, tentam marcar encontros pela Internet ou se valem de outros meios para obter alívio. Contudo, o melhor caminho é buscar refúgio em Deus. Ele preenche o nosso coração e nos fortalece para suportarmos e vencermos todas as coisas.

 

 

Lidando Com a Solidão

 

 

- Utilize seu tempo: Resista à tentação de não fazer nada. Use seu tempo para cuidar das coisas da igreja, para cuidar de suas necessidades físicas, alimentando-se corretamente, descansando e exercitando-se. (II Tm 2:2-5)

 

 

- Cuide-se mentalmente, espiritualmente e socialmente: Cuide de seus pensamentos, pois se você não pensa coisas ruins você se afasta delas. (Fp 4:8). Cuide de suas necessidades espirituais, congregando assiduamente, participando da igreja. A Bíblia proporciona orientação, instrução, encorajamento e esperança. Ore e passe algum tempo com pessoas que compartilhem sua fé. Cuide de suas necessidades sociais, cultivando amizades. Tome a iniciativa, se aproxime das pessoas, não se isole. Encontre alguém que esteja em pior estado do que o seu e ajude-o. E conviva com pessoas do bem. (Ef 5:6-11)

 

 

- Minimize o sofrimento: Não fique remoendo o sofrimento em sua mente. Não se torne amargo e nem rancoroso. Ninguém gosta de ficar perto de pessoas negativas ou ressentidas. Aborde o problema, lidando com ele. Não lhe dê demasiada importância, mas ore a respeito. Rm 12: 1-2

 

 

- Reconheça a presença de Deus: Onde está Deus quando nos sentimos sozinhos? Não existe lugar onde estejamos que Ele também não esteja. Deus está dentro de nós! Ele promete livrar da angustia os que se apegam com amor (5191:14-16). Abra os olhos e reconheça a Sua presença. 

 






Voltar