Apostilas | Preparado para o sobrenatural | Comunidade Cristã Amor e Graça

 
 
  Preparado para o sobrenatural

Preparado para o sobrenatural

Texto: Gn. 37:1-36; 39:1-23 41:1-36 (História de José)

 

 

Introdução: Antes que Deus pudesse usá-lo, José precisaria ser preparado, purificado e moldado no líder que, com seu potencial, viria a ser. José era como outros grandes líderes em muitos aspectos.

 

 

Primeiro: todos os líderes têm um sonho, uma visão de um futuro melhor.

 

 Segundo: a visão e a pessoa que tem a visão são coisas inseparáveis.

 

Terceiro: A visão pode realçar a liderança de uma pessoa quando é compartilhada com as demais pessoas de maneira correta. Porém, quando é feita de maneira errada, ela apenas cria problemas. Foi exatamente isso o que fez com que José se metesse em dificuldades.

 

 

Todos os grandes líderes precisam de três coisas para serem preparados:

 

 

 1. Tempo para amadurecer

 

 

Como a maioria dos grandes líderes, José trabalhou na obscuridade por um período de sua vida antes de se tornar qualificado pata liderar outras pessoas. Vendido como escravo com apenas 17 anos, ele se colocou diante de Faraó somente aos 30 anos. Foram precisos 13 anos de preparação. Na época em que interpretou os sonhos do monarca, ele era um homem transformado. Estava equipado. Era humilde e um grande líder. Precisamos de amadurecimento para que nossos pedidos diante de Deus se tornem realidade.' Pedimos para Deus riquezas, conversão de familiares, promoção no trabalho, etc, mas será que temos estrutura para tais coisas? "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. "( 1 Tm 2: 16)

 

 

2. Provas para se fortalecer

 

 

O ouro só é purificado depois de passar diversas vezes pelo fogo. Os diamantes são criados a partir de enorme pressão. Os grandes líderes são formados apenas a partir de provações. José nunca teria alcançado seu potencial se tivesse ficado em casa. Para tornar-se um grande líder, ele precisou ser primeiro um escravo e um prisioneiro; "ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;" (I Pe 1:3-9)

 

 

3. A bênção de Deus

 

 

Sem Deus, um líder não pode fazer nada de valor real. Jesus declarou: "Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (João 15:5). Deus abençoou José enquanto ele trabalhava como escravo na casa de Potifar. Também o abençoou enquanto trabalhava na prisão. Em Gênesis 39:23, por exemplo, afirma que "o Senhor era com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava". Se você vive em comunhão com Deus, tudo em suas mãos prospera.

 

CONCLUSÃO: José é um exemplo de liderança. Ele saiu das maiores dificuldades que um homem pode enfrentar neste mundo para ser um grande governador no Egito. Deus tem coisas grandes para a sua vida e esperamos que você esteja preparado para isso. 






Voltar