Noticias - Por que os filhos das trevas são astutos? | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Por que os filhos das trevas são astutos?
l
l
l


  Por que os filhos das trevas são astutos?

Por que os filhos das trevas são astutos?

Jesus utilizou histórias do dia-a-dia para ensinar lições espirituais. Já que as pessoas entendem bem as coisas materiais, fica mais fácil para elas entenderem princípios do reino do céu através da comparação. Uma destas parábolas mais interessantes, e talvez a mais chocante, é a registrada em Lucas 16:1-13. Este relato utiliza uma pessoa carnal e corrupta para ensinar aplicações aos discípulos cristãos.

 


Este homem foi acusado de ter administrado mal os bens do seu senhor e ia ser demitido logo. Por isso, ele teria que entregar um relatório das contas, das dívidas, etc. Ele estava enfrentando um problema sério, que analisou da seguinte forma: "O administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força e tenho vergonha de mendigar... Já sei o que vou fazer para que, quando perder o meu emprego aqui, as pessoas me recebam em suas casas.

 

Então chamou cada um dos devedores do seu senhor. Perguntou ao primeiro: Quanto você deve ao meu senhor? Cem potes de azeite, respondeu ele. O administrador lhe disse: Tome a sua conta, sente-se depressa e escreva cinquenta. A seguir ele perguntou ao segundo: E você, quanto deve? Cem tonéis de trigo, respondeu ele. Ele lhe disse: Tome a sua conta e escreva oitenta.” (Lucas 16:3-7). Depois de refletir, este administrador inventou um plano para reduzir as dívidas que as pessoas tinham com o patrão. Ele usou o pouco tempo que restava antes de entregar as contas para arrumar acordos com cada um dos devedores. Deste modo, depois de perder o emprego, várias pessoas ficariam devendo alguma coisa a ele e dariam do que ele precisasse durante a época de seu desemprego. Ele aproveitou o presente, embora de modo desonesto, para providenciar pelo seu futuro.

 

As Aplicações Principais

 


A principal lição que Jesus tirou desta história é chocante: "O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz" (Lucas 16:8). É evidente que Jesus não apoia desonestidade por parte dos seus servos, mas ele observa como o mundo está melhor servido pelos incrédulos, do que Cristo por seus servos. As metas são totalmente opostas, mas os carnais são mais diligentes em cuidar de seus corpos do que os cristãos em cuidar de sua vida espiritual, ministério ou igreja. Esta comparação é bem interessante e edificante.

 


Previsão

 


Este administrador desonesto refletiu bem em como seria o futuro depois de perder o emprego atual. Pessoas carnais sempre planejam o futuro valendo-se de seguros, planos de saúde, investimentos, escola, previsões do mercado, etc. Será que os cristãos estão igualmente atentos ao futuro? 

 


Realismo

 


O administrador infiel percebeu a seriedade da sua situação. Ele não chorou, nem se lamentou, mas encarou as realidades e começou a se preparar. Nós, às vezes, queixamo-nos da dificuldade dos mandamentos do Senhor e das frustrações com nossas situações, mas precisamos enfrentar os fatos de modo corajoso e decisivo. Não temos como mudar os fatos. Quer gostemos, quer não, vamos lidar com a verdade dos eventos vindouros. O mundo celestial não tem lugar para chorões.

 


Zelo

 


Este administrador chamou não alguns, mas todos os devedores do seu senhor. Ele queria garantir bem seu futuro. No mundo, as pessoas trabalham sem cansaço para ganhar mais dinheiro ou posições mais altas. Elas sempre querem ganhar mais um real, e nunca pensam que têm o bastante. Do mesmo modo atletas se esforçam ao máximo em perseguir suas metas. Eles nunca decidem que não querem ganhar mais campeonatos. Devemos nos esforçar mais ainda, visto que nossa meta é bem mais importante e atraente. É chocante observar que os carnais se esforçam mais para ganhar o mundo do que os discípulos para ganhar uma vida com Deus. Que lástima! É insensato perseguir as metas cristãs pelo meio termo.

 


Serviço

 


Jesus acrescentou mais um ponto: "Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Lucas 16:13). Deus é um chefe exclusivo. Temos que escolher entre servir totalmente a Ele ou abandoná-lo. Não existe meio termo no serviço Dele, porque Ele não aceita. Não se pode ficar em cima do muro, vamos nos dedicar ao Senhor de todo o coração.

 


O que o administrador fez era desonesto, mas demonstrava alguns princípios deste mundo que se aplicam à nossa relação com Deus.

 




Voltar