Noticias - Os desígnios do coração | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Os desígnios do coração
l
l
l


  Os desígnios do coração

Os desígnios do coração

Introdução: Na maioria das vezes que a bíblia cita sobre o coração não se refere a um órgão, mas a mente, emoções e vontade. As decisões que tomamos são demonstradas no cotidiano através de nossos atos.  “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. Dirijam-se os teus olhos para frente, e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos serão retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. ” (Provérbios 4:23-27)

 

 

Guardar o coração significa se empenhar, aplicar-se com zelo e cuidado para não deixar que nada de mal entre no coração. Pois do coração procedem às fontes de vida.

 

 

(Lucas 6:43-45) “Porque não há árvore boa que dê mau fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois dos espinheiros não se colhem figos, nem dos abrolhos se vindimam uvas. “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.”

 

 

Esse texto é mais um dentre tantos que a Bíblia nos mostra ressaltando a importância do coração estar bem guardado. Agora como guardar o coração?

 

 

No livro de Jeremias 17:10 diz: "Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações."

 

 

O Senhor conhece e sonda o nosso coração, nossa mente, nossos sentimentos, nossas ações. Deus sabe tudo ao nosso respeito e muitas vezes ainda que alguém não perceba quais são as nossas debilidades ou deficiências no caráter, Deus sabe.

 

 

O coração do homem é corrupto e enganoso, portanto, pode esconder os elementos contidos no caráter.

 

 

O que você tem no seu coração? Como anda o seu coração? Quais são os sentimentos que você tem guardado no seu coração? A cada dia o Senhor sonda e revela o que está contido em nossos corações. E se vê que há em nós algum caminho mal, Ele propõe trocar o nosso coração de pedra por um coração de carne. Isso fala de termos nossos desejos, nossas vontades e nossas ações totalmente transformados pelo Seu imenso amor.

 

 

Todos os que almejam cura, precisam guardar o coração. Porém, o que precisamos entender é que guardar ou não o coração é uma decisão nossa. Agora quem decide por guardar o coração tem ações e palavras boas. Muitos problemas sobrevém por conta da pessoa se deixar levar pelo coração, pelas emoções, vontades. O nosso coração determina a forma como vivemos e por isso devemos guardá-lo como o nosso bem mais precioso.

 

 

1. Guardar o que é dito. Guardar as palavras; afastar da boca as conversas enganosas; cuidar para não falar precipitadamente (Cl 3:8).

 

 

Quem almeja verdadeiramente guardar o coração deve primeiramente guardar a sua boca. “O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína.” (Pv 13:3). Controlar a língua além de guardar o coração adquire sabedoria. Em Tiago 3:2 diz: “Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo capaz de dominar todo o seu corpo.” Vemos que quem controla a língua, controla também todas as áreas de sua vida.

 

 

Tudo o que precisamos fazer é falar bem da família, do líder, do irmão, ao invés de ficar caluniando e falando o que não convém. O homem e a mulher de Deus quando abrem a boca falam em linha com a Palavra.

 

 

Guardar a boca é guardar o coração. Observe como existem pessoas que quando conversamos com elas somos contaminados no coração por tanta maledicência que sai da sua boca, é como veneno (Ef 4:29).

 

 

2. Guardar o que é visto Guardar os olhos (Pv 4:25-26) Olhar sempre para frente e não para coisas que não tem valor; Olhar para o propósito de Deus; Olhar para a sua vida e não para a de outras pessoas; Não se distrair; Não se fixar nas dificuldades, mas se manter firme no Senhor; Olhar para dentro de si refletindo acerca do que precisa ser mudado. A Bíblia nos alerta a mantermos os nossos olhos no Senhor, desviando de tudo o que não é bom colocar os olhos em coisas inúteis.

 

 

“Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho. ” (Sl 119:37)

 

 

“Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos. ” (Pv 4:26)

 

 

“Há gente cujos olhos são altivos, e cujas pálpebras são levantadas para cima. ” (Pv 30:13)

 

 

3. Guardar o que é feito. Devemos tomar muito cuidado com as nossas atitudes, pois elas revelam a nossa alma. Ter passos seguros; ser firme; andar em caminho reto; não andar pelo caminho mal; não ser precipitado; não agir na ira ou com raiva. A Bíblia cita que a Palavra é lâmpada que ilumina nossos passos e luz que ilumina os caminhos (Sl 119:105).

 

 

Conclusão: Mais uma vez eu lhe pergunto: como está o seu coração? Quais são as angústias que tem lhe impedido de alcançar cura? Peça a Deus um novo coração para que você alcance uma melhor qualidade de vida espiritual.




Voltar