Noticias - O vinho novo | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » O vinho novo
l
l
l


  O vinho novo

O vinho novo

Texto: “Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põem-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.” (Mateus 9:16-17)

 

 

Introdução: O novo nascimento em Cristo é algo que deve mudar completamente a vida daqueles que vivem a Graça de Deus. A mudança é percebida quando o cristão vai abandonando tudo aquilo que pertencia à sua velha vida. Não podemos querer conciliar a nova vida em Cristo com a velha criatura.

 

 

1- O NOVO E O VELHO NÃO SE MISTURAM

 

 

Jesus estava ensinando aos discípulos de João que o evangelho é algo totalmente novo na vida daqueles que creem n'Ele. (2 Co 5:17). Porém, é preciso disposição para romper com tudo aquilo que faz parte de uma vida sem Jesus.

 

 

Do mesmo modo que não se deve colocar um remendo novo numa roupa velha, o cristão não pode querer andar com Jesus e continuar na prática das velhas obras, pois é impossível viver uma vida de santidade permanecendo com as mesmas atitudes de quando não tinha Jesus. Novo é novo e velho é velho.

 

 

Decida hoje abandonar tudo aquilo que ainda lembra a sua velha vida sem Cristo. Ore, pedindo ao Senhor que limpe a sua vida e lhe dê forças para que você, a partir de hoje, busque a santificação da sua vida (Hb 12:14) ‘Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”

 

 

 

2- NÃO PODEMOS VIVER DE APARÊNCIAS

 

 

Aqueles que desejassem seguir Jesus precisariam abandonar as estruturas religiosas da época que levavam as pessoas a uma falsa religiosidade. Eles viviam uma vida de aparências, por fora eram belos como sepulcros caiados, mas por dentro só havia imundícia (Mt 23:27)

 

 

A opção pelo novo de Deus é uma decisão pessoal. A pessoa tem que decidir viver pelo novo e vivo caminho. As coisas velhas só vão passar quando tomarmos esta decisão, ou seja, a vida somente muda pra melhor após esta decisão.

 

 

Decida eliminar tudo aquilo que lembra a sua velha vida. Comece fazendo uma limpeza dentro da sua casa e jogue fora tudo que ainda liga você à sua vida sem o conhecimento da Graça de Deus. (Jo 3:1-18).

 

 

3- O VINHO NOVO E ODRE VELHO NÃO COMBINAM

 

 

Os odres eram sacos de couro utilizados para guardar líquidos. Um vinho novo só poderia ser colocado em um odre novo, pois a fermentação esticava o couro do odre que não deixava o vinho sair. Aquele odre não poderia ser usado novamente com vinho novo, pois odre sem elasticidade se rasgaria.

 

 

Para ser cheio do Espírito Santo o cristão precisa ter a sua vida renovada em Cristo, pois o vinho novo de Deus não entra num odre velho e sujo.

 

 

Decida hoje ser um odre novo buscando uma vida de santidade, pois Deus quer levar você mais além do que você possa imaginar. Porém, é necessário que a sua vida esteja fluindo no Espírito Santo, desejando cada vez mais a Sua unção e poder (1Co 2:9).

 

 

Conclusão: Jesus disse que remendo novo não combina com roupa velha, ou seja, não podemos ser cheios do Espírito Santo vivendo segundo a carne. O cristão não pode viver uma vida de aparência, ou somos da Graça de Deus ou não somos. Remendo novo em roupa velha não funciona; vinho novo em odre velho não combina.




Voltar