Apostilas | O mundo interior | Comunidade Cristã Amor e Graça

 
 
  O mundo interior

O mundo interior

O mundo Interior; como dominá-lo?

 


1. Precisamos educar as nossas emoções para sermos felizes

 


Aprenda a superar as perdas e frustrações. Não se afunde no problema, mas vença, pois sem sonhos a vida não tem brilho, sem metas os sonhos não possuem alicerces firmes, sem prioridades os sonhos não se tornam realidade e a vida não tem brilho. Precisamos tentar, porque é melhor errar tentando, do que se omitir e nunca tentar. Se você não saturar a sua emoção com os seus sonhos e projetos, você não terá perseverança e sabedoria para executá-los (Tg 1:2-8). 

 

 

2. Sem diálogo ficamos isolados em nossas emoções 

 


Essa é a ferramenta que está morrendo em nossa sociedade. Ela é muito eficaz mas está sendo pouco usada. Dialogar é colocar para fora, expor os nossos sentimentos. É o tempo de darmos a nós mesmos uma chance de melhorar. Crie novas oportunidades, saia do isolamento.  Dê testemunho das grandezas de Deus em sua vida. Converse mais com os irmãos sobre as coisas espirituais e não fofocas sobre a vida alheia.  (Ef 4:29)

 

 

3. Precisamos dar valor para a vida

 


A saúde das nossas emoções está no amor pela vida. As preocupações nos sufocam e nos atolamos com atividades e não conseguimos ver além das dificuldades, pois o cansaço nos cega. Precisamos aprender a ter um tempo com a natureza para contemplar a criação de Deus, sentir o ar que respiramos, o vento.  Trabalho, sempre teremos, então, saia um pouco da rotina e viva mais a vida com quem você ama. (Mt 6:28-33).

 

 

4. Superar os complexos de inferioridade e superioridade. 

 


Saiba que você é uma pessoa singular e que a beleza está nos olhos de quem vê. 

 


Não se sinta diminuído ou incapaz, também não se ache sabedor de tudo, pois todos nós temos experiências para compartilhar uns com os outros (Rm 12:3-8).  Seja um eterno aprendiz na escola da vida, saiba receber e dar, saiba perdoar, o perdão nos tira do cárcere das nossas emoções e nos libera para novas experiências. 

 


Existem pessoas que não se perdoam e vivem se culpando, seu conceito de si mesmo é baixo e não consegue vencer, pois isso lhe prende a alma.  Seja liberto e ande na luz da Palavra.

 

 

5. Proteja suas emoções

 


Não receba palavras agressivas e negativas.  Filtre as incompreensões. Não faça das suas emoções uma lata de lixo social, saiba ouvir e reter o que é bom.

 


Sempre diga sim a Palavra de Deus e não ao coração.  Esteja sempre certo que se você tiver algum insucesso sempre existirá uma saída que você pode não estar enxergando.   Então, areje suas emoções.  Será que você não se autoabandono? Nunca desista da vida. O maior carrasco do homem é si próprio. (Rm 7:18).

 

 

6. Aprenda a expor e não impor as suas ideias

 


Treine ser lúcido, eficiente e trabalhe em equipe. Saiba que todos nós temos ideias boas, porém podemos olhar de forma diferente as coisas. Não tenha medo, pois ele sempre aumenta e distorce a realidade. Seja uma pessoa segura consiga mesmo e vença a sua mente, que diz que você não consegue.  Não tenha medo de falhar, nem de reconhecer quando falha, não tenha medo de reavaliar a sua vida, não esqueça de sempre dar mais uma chance a si mesmo.

 

 

7. Não desista 

 


- Persiga seus sonhos, creia que você é mais que vencedor, não desista de lutar. (Rm 8:37)






Voltar