Apostilas | Mudando a situação da sua vida | Comunidade Cristã Amor e Graça

 
 
  Mudando a situação da sua vida

Mudando a situação da sua vida

Ref. Juízes 11:1-8

A rejeição, geralmente definida como a causa da ruína de muitos, curiosamente também opera como um poderoso catalisador de forças, transformando fracassados em campeões.

 

Veja o caso de Jefté, o controverso juiz de Israel. Filho de uma prostituta, foi rejeitado pelos irmãos e lançado fora da família. Era um caso que tinha todos os ingredientes para dar errado…  Juntou-se a um bando de homens levianos e tornou-se um homem temível.

 

De alguma forma utilizou-se da própria raiva, da injustiça sofrida, para construir uma autoestima notável… Jefté tomou uma atitude com respeito à rejeição sofrida. Não ficou pelos cantos cantando o hino oficial dos derrotados… Jefté foi à luta! Ergueu-se das cinzas da rejeição e construiu uma reputação para si.

 

 

Deus tem um carinho especial para com os rejeitados. Entretanto, a atitude daqueles que foram vitimados pela rejeição é fundamental para definir o curso que a vida seguirá. Apesar de tratado como bastardo e escorraçado de casa pelos irmãos da esposa legítima de seu pai, Jefté não permitiu que a amargura sufocasse o seu coração.

 

O tempo veio em que Jefté foi lembrado como opção para enfrentar aqueles que oprimiam seu povo. Procuraram-no e ofereceram-lhe a liderança da nação se concordasse em defendê-los contra os inimigos. Em vez de recorrer ao revanchismo e choramingar pela humilhação a que fora submetido, Jefté aceitou de bom coração a proposta e em momento algum remexeu o passado triste.

 

Jesus em seu primeiro discurso não pensou em outra coisa, ele inicia seu ministério pregando exatamente aqueles que se encontram na situação de Jefté. Mateus 5:1-12 “Bem aventurados sois quando vos perseguirem, e vos injuriarem...”

 

Não podemos nos esquecer que Deus sempre traz justiça aos seus filhos que estejam sendo injuriados ou caluniados, pois quem é o ser humano para afrontar um filho de Deus?

 

Mas, infelizmente muitas vezes a pessoa age na época do profeta Malaquias, onde o povo de Deus ao ver a luta que estava passando passa a se queixar de Deus. Malaquias 3:13-18 ”...Ora, felizes são os soberbos...não temem a Deus e escapam...”

 

 

Quando adotamos uma postura positiva, ainda que o sofrimento prove-se grande demais, o resultado será surpreendente. Outros rejeitados ilustres, como Jefté, apresentaram uma atitude nobre diante da rejeição. E todos estes acabam honrados no final da história…

 

Os irmãos de José o rejeitaram…Qual foi o resultado? Eles se prostraram aos pés de José Gn 42:6

Os patrícios de Moisés o rejeitaram… Qual foi o resultado? Miriã se tornou leprosa Nm 12

O apóstolo Pedro citou em sua epistola que “...Se pelo nome de Cristo sois injuriados, bem aventurados sois...” I Pedro 4:12-19

 

 

Conclusão: A palavra de Deus cumpriu-se na vida de Jefté. Em lugar da vergonha, ele recebeu dupla honra. O segredo está na forma como ele reagiu ao agravo sofrido. De acordo com a resposta, a rejeição pode construir ou destruir… Deus sempre ajuda os rejeitados que apresentam uma atitude correta… Deus os resgata da beirada do precipício.

Portanto, nada de amargura, nada de rancor, nada de vingança, nada de revanche…Vamos levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima! E isto com nobreza… E esta será, sem dúvida, a melhor resposta àqueles que te trataram com desprezo!

 

 

Que o amor de Deus esteja sempre guardando o seu coração para que você esteja sempre pronto pra se levantar e reconstruir, independentemente das circunstâncias da vida.

 

Você é um abençoado de Deus!!!






Voltar