Apostilas | Cinco passos para alcançar a vitória | Comunidade Cristã Amor e Graça

 
 
  Cinco passos para alcançar a vitória

Cinco passos para alcançar a vitória

Texto: 2 Reis 4.1-7

 

 

Apesar de sabermos que Deus pode resolver qualquer problema, muitas vezes ignoramos a atitude que devemos tomar junto a Deus para que a solução venha mais rápido sobre nossa vida.

 

 

Veremos nesta mensagem, como proceder para alcançar de forma eficiente a vitória.

 

 

1- IDENTIFIQUE O PROBLEMA: versículo 1 "Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me os meus dois filhos para serem escravos ... " você poderia dizer: "O problema é financeiro", porém identificá-lo é algo um pouco mais profundo. Entenda porque você está sem dinheiro; qual foi o erro que você cometeu, ou a situação que o levou a passar por esta dificuldade financeira. "Renove o entendimento, para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. " (Rm 12.2)

 

 

O problema da viúva era: Apesar de crer, ela tinha dívidas e compromissos financeiros. Com a morte de seu marido, a única forma de pagar era com a vida de seus dois filhos. Obs: Muitas vezes nossos filhos pagam pelo erro que cometemos. Ela sabia muito bem o problema que estava enfrentando, e sabia também o que haveria de enfrentar pela frente, porém mesmo assim confiou no Senhor.

 

 

2- SEJA SINCERO COM DEUS E CONSIGO MESMO: Versículo 2 Eliseu não tinha imediatamente a solução para o problema da viúva, e ele respondeu a ela com uma pergunta: "Que te hei de fazer?". Em outras palavras Eliseu estava dizendo: "Meu Deus, o que eu vou fazer agora?". Com uma oração sincera, como que falando sozinho, Eliseu apresenta a situação a Deus, pois ao ver o problema da viúva, não visualizou uma solução imediata para a mesma. É uma atitude sábia agir com sinceridade diante de Deus. Não é errado não saber o que fazer, não é errado ter este tipo de insegurança, desde que nos apeguemos ao Senhor buscando sua resposta.

 

 

3- OFEREÇA PARA DEUS O QUE VOCÊ TEM EM MÃOS: versículo 2 A viúva não tinha muito nas mãos. Apenas uma botija com azeite. Diante da pergunta do profeta, ela poderia responder: "Não tenho nada, senhor" e se calar. Talvez ela pudesse pensar: "Ah, não vou dizer que tenho só o azeite, pois não valerá de nada" Seria um lamentável engano; devemos valorizar o que Deus tem nos dado, por menor que pareça para nós. Com pequenas coisas em mãos, os servos de Deus fizeram maravilhas tremendas:

 

 

I Samuel 17:40 - Davi ao enfrentar Golias, tinha na mão, uma funda e algumas pedras, com elas, venceu o gigante Golias, que durante muitos dias, afrontava o povo de Deus. Juízes 15:15 - Sansão tinha um osso e com ele feriu mais de mil filisteus. João 6:9 - Um rapaz, tinha cinco pães e dois peixinhos, que serviu para alimentar uma multidão. E você amado, O que têm nas mãos?

 

 

4- APRENDA A RECEBER AJUDA DOS OUTROS: versículo 3 ILUSTRAÇÃO HELICÓPTERO: "Houve uma grande enchente na cidade, e todas as casas foram encobertas pela água. Um crente subiu no alto de uma torre e orou a Deus pedindo salvação, temendo a morte. Veio um espírita em um barco e Ofereceu ajuda, mas ele disse: Deus me ajudará! Depois veio um ateu, em uma lancha, mas ele rejeitou a ajuda, esperando em Deus. Por final veio um muçulmano em um helicóptero mas ele negou ajuda. Por fim o crente morreu afogado. Ao chegar no céu ele perguntou a Deus: Senhor, fui fiel a ti, onde estava a ajuda??? Deus disse: Homem, eu mandei até helicóptero para te ajudar e você desprezou!"

 

 

Devemos aprender a entender os sinais de Deus, e saber que ele usa tudo e todos, para nos ajudar a sair de uma provação. Muitas vezes, um colega de trabalho ou até um estranho na rua nos dá a resposta que esperamos de Deus, e desprezamos.

 

 

5- ESTEJA PRONTO PARA RECEBER MAIS DE DEUS: versículo 6 A viúva queria continuar enchendo as vasilhas, porém não havia mais vasilha para encher. Tem cristão que se contenta com pouco. "Eu só queria um fusquinha mesmo, para me locomover ... "Para alcançar as preciosas vitórias de Deus, que é dono do ouro e da prata, é necessário ter fé; ter um espírito empreendedor e conquistador, sempre pronto a novos desafios.

 

 

CONCLUSÃO: Certamente Deus tem uma vitória garantida para a vida de todo cristão fiel que espera Nele. Esteja orando ao Senhor, pedindo que as janelas se abram sobre sua vida, e receba a providência de Deus. Pratique a Palavra e não seja apenas ouvinte. O que Deus nos ensina fazer temos que praticar e no mais Deus fará. Declaro você na mais perfeita vitória. 






Voltar