Apostilas | A maior coragem | Comunidade Cristã Amor e Graça

 
 
  A maior coragem

A maior coragem

Introdução: Deus nos chamou para sermos corajosos, desde o Éden Ele nos vê como homens e mulheres corajosos, nos deu funções e tarefas só dadas a valentes: “Gn 1.28: E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” 

 


 
Muitas outras vezes Deus nos fala sobre sermos corajosos e ousados: 2 Tm 1:7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” At 4:31 “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.” Portanto Deus nos vê e nos quer como filhos corajosos, porque Ele sabe que para sermos cristãos verdadeiros, precisamos ter coragem.

 


 
A coragem na vida cristã deve ocorrer em todas as áreas em especial quando somos tentados, com tentações de todos os tipos. O difícil é ter coragem para resistir a tentação. Muitos não conseguem e se declaram incapazes de vencê-las. Mas Deus nos diz: 1 Co 10:13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. E mais, que a origem de nossas tentações são as nossas próprias cobiças: Tg 1:14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.

 

Veja como podemos resistir as tentações:

 


 
1º. Ter coragem de identificar nossas fraquezas - Isso é complicado porque temos uma tendência de tentar sepultá-las, no profundo de nossas almas. Se formos perguntados: “qual seu defeito?”... pensamos, ficamos sem graça e dizemos: “meu principal defeito é ser bom...” Mas, ser bom é qualidade! Na verdade não conseguimos nos expor e dissimulamos! Todos nós temos nossas fraquezas e temos que sempre estar atentos para que ela não nos tire da Graça de Deus. A Bíblia está cheia de exemplos de homens que tinham fraquezas - Ex 2.11, revela uma fraqueza de Moisés., a ira, que o acompanhou até mesmo quando conduzia o povo pelo deserto (sua ira o levou a quebrar as tábuas dos mandamentos escritas pelo próprio Deus). 

 


1Reis 19.1: O profeta Elias no verso 5 mostra sua fraqueza. Após uma grande vitória ele foge por medo. O grande profeta reduzido a um deprimido pela fraqueza. Mt 26.34: Pedro também tinha sua fraqueza que era a inconstância... parecia uma montanha russa, ora avançando para o alto com força, ora despencando com uma velocidade absurda.

 

 Quando identificamos a nossa fraqueza e lutamos contra ela, ficamos prontos para recebermos as orientações de Deus, mas quando deixamos ela dominar nossa vida, entramos de cabeça no abismo.

 


 
2º. Que áreas de nossas vidas devem ser tratadas? Às vezes achamos que só as grandes falhas precisam ser tratadas, mas o problema são as pequenas, quase imperceptíveis. Quando Jesus disse a Pedro que o trairia, ele não reconheceu sua fraqueza e disse: Não! Terminou por negar a Jesus...mesmo antes tendo declarado que nunca o abandonaria.

 

O que Pedro deveria ter feito era cair aos pés do Senhor e reconhecer sua fraqueza, sua inconstância. (Lucas 22:31-34/ 22:54-62). Quantas vezes Espírito Santo nos dá esta oportunidade! Ele mostra a verdade de quem somos, mas nós preferimos fazer de conta que não ouvimos, olhamos para o outro lado, nem parece que é com a gente. Mas a Palavra de Deus diz que a tentação depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tg 1.15)

 

 

 
3º. Ter coragem para mudar Não basta apenas reconhecer a fraqueza, é necessário ter coragem para mudar, pois quantas são as pessoas que sabem que tem fraquezas mas na hora de mudar elas recuam. Não podemos recuar, principalmente no que se refere a mudança, pois disso depende nossa vida cristã.

 

 

Declaramos você sendo ousado e corajoso. “Não to mandei eu? Seja forte e corajoso; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” (Js 1:9)

 






Voltar