Apostilas | A importância de congregar | Comunidade Cristã Amor e Graça

 
 
  A importância de congregar

A importância de congregar

Texto: Deuteronômio: 31:12 - Congregai o povo, homens, mulheres e pequeninos, e os estrangeiros que estão dentro das vossas portas, para que ouçam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de cumprir todas as suas palavras. 

 

 

Significado de congregar:

 

 

- Juntar pessoas em lugar determinado

 

- Reunir-se, juntar-se (em congregação)

 

 

Introdução: Na antiguidade, quando não havia templos, o povo ouvia o comando do Senhor e onde Ele ordenava que ficassem eles levantavam um altar de adoração ao Senhor e se ajuntavam para adorá-lo. Porém neste ajuntamento havia um propósito. No texto que lemos há quatro citações importantes que devemos observar, para entendemos o objetivo de congregarmos:

 

 

1) Ouvir: Ouvir também está ligado a obedecer, porém a obediência está intimamente ligada a fé. E a fé vem quando ouvimos a Palavra, não basta lermos as escrituras em voz alta, mas precisamos uns dos outros para edificação mútua. Por isso é importante congregar.

 

 

Romanos 10:16-17 "Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem?  Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo."

 

 

Provérbios 1:5 e 8 "Ouça também, o sábio e cresça em ciência, e o entendido adquira habilidade/ Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe."

 

 

2) Aprender: Jesus fazia e ensinava, assim Ele também nos ordenou a fazer.

 

 

Atos 1:1-2 " Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar, até o dia em que foi levado para cima, depois de haver dado mandamento, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;"

 

 

Mateus 11:28-30 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei, tomai meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso...”

 

 

3) Temer: A palavra descreve como sábio aquele que teme ao Senhor:

 

 

Salmos: 111:10 – “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.” 

 

 

Provérbios: 9:10 – “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento”. 

 

 

Provérbios: 1:7 – “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.” 

 

 

4) Cumprir: Jesus compara aquele que cumpre, pratica a Palavra ao homem prudente.

 

 

Mateus 7:24-27 "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha...”

 

 

A Palavra também nos ensina que quando não praticamos a palavra vivemos no engano:  "Tiago: 1:22. “E sede praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." 

 

 

Hebreus 10:23-25 “... Não deixemos de congregar como é costume de alguns...”

 

 

Conclusão: Embora alguns ministérios pela “modernidade” tentem instituir que você não precisa nos dias de hoje comparecer numa igreja para congregar, basta apenas congregar pela internet, existem mandamentos que a modernidade não pode apagar. Quando congregamos estimulamos a nós e nosso próximo a estar em comunhão com Deus. Portanto, aprendemos com este estudo que o ato  de congregarmos tem por propósito nos instruir na Palavra, para que alcancemos a estatura de verdadeiros cristãos, obedientes, cheios de fé genuína, verdadeiros imitadores de Cristo, sábios e prudentes.






Voltar