Noticias - Os verdadeiros amigos | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Os verdadeiros amigos
l
l
l


  Os verdadeiros amigos

Os verdadeiros amigos

Introdução: Pv. 17:17 –“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” Uma das coisas maravilhosas na vida do cristão é a amizade, porém, nem toda amizade é santa e agradável a Deus.
Geralmente quando se fala no mundo, de amigos, fala-se de quem conduz ao pecado, ao mal e não ao bem. Há amizade que são perniciosas, pois lutam para levar outros ao pecado, usando para isso de planos, palavras, gestos e etc. 

 

Analisemos o que nos diz a PALAVRA DE DEUS:

 

Mt 12:46-50“...quem é minha mãe e meu irmão? São aqueles que fazem a vontade de Deus.”  Os verdadeiros amigos não propriamente os da família, mas aqueles que fazem a vontade de Deus, ou seja, você é meu amigo enquanto vive a palavra de Deus, se parar de vive-la é obvio que a amizade não será a mesma, pois por ser espiritual, vou falar de coisas espirituais que certamente não entusiasmarão aqueles que não vivem a mesma fé.

 


Pv. 18:24 “O homem que tem muitos amigos, sai perdendo; mas existem amigos mais chegados do que os irmãos.” Há tipo de amigo que é interesseiro, aproveitador. Quem tem um amigo assim está em dificuldades. Mas há amigo mais íntimo que irmão, cujo interesse é o ajudar, dar, e não o de receber algo em troca. Esse amigo deve ser preservado.

 


Mt. 11:19“Eis ai um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!” Jesus foi conhecido como amigo dos publicanos e pecadores. O amigo certo das horas certas. O amigo cujo único motivo era o amor aos caídos, perdidos, e ajudá-los a se levantarem para Deus. 
 

 

Pv. 28:7“O companheiro de libertinos envergonha o pai.” O amigo não acompanha no mal ou pecado. O companheiro que acompanha no mal , torna-se cúmplice da mentira, do pecado. 
O amigo não zomba, não expõe o outro a humilhação, ao ridículo. Não fala mal.

 

 

Há amizades firmadas somente em coisas más, como:

 


- Falar mal dos irmãos.


- Falar mal da liderança.


- Criticar outros (fofocas).

 

- Semear discórdia entre irmãos A palavra cita que seis coisas aborrecem ao Senhor, mas a sétima sua alma abomina, você sabe o que Deus abomina? (Pv. 6:16-19).

 


Esse tipo de amizade é falsa, sem base no Senhor.

 

 

Há amizades preciosas firmadas no Senhor, aprovadas por Ele.

 


- Amigos para orarem intercedendo por nós. Ec 4:9-12


- Amigos para orarem pelos outros. 


- Amigos para ajudarem o próximo. 


- Amigos para nos aconselharem no Senhor.


- Amigos que se amam em Cristo

 

 

Exemplo de amizade


Davi e Jônatas


- I Sm. 18:1-4 – A característica da amizade.

 

- Amar o próximo – identificação que é colocar-se no lugar do outro, é sentir o que o outro sente; suas dificuldades, seus problemas e, ajudar. Havia propósito sério entre eles. Não era amizade “passa tempo”.


- Altruísmo – Jônatas dava a Davi de tudo que possuía.  

 


A amizade verdadeira leva o outro a ser bem sucedido, a portar-se com prudência, a ser vitorioso e a alcançar o respeito dos outros. 

 


A amizade que causa fermentação entre irmãos, intriga, ódio, brigas, maledicência, não é realmente amizade. O Senhor não está no meio de um e outro.

 


- Sl. 133:1-3 – União espiritual, afinidade espiritual.




Voltar