Noticias - Os dons do Espírito I | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Os dons do Espírito I
l
l
l


  Os dons do Espírito I

Os dons do Espírito I

O que são dons espirituais?

 

É a manifestação do Espírito Santo dentro de nós, nos capacitando com poder de Deus para realizar uma tarefa segundo a sua vontade. É uma coisa que acontece entre O seu espírito e o Espírito de Deus e se expressa através da alma e do corpo; Não podemos confundir dons do Espírito Santo com habilidades' naturais. A habilidade é a capacidade natural que cada um de nós tem. Está ligada a aptidão.

 

Para ser um bom médico cirurgião é necessário aptidão. Para ser um bom músico é necessário aptidão. Para ser um bom vendedor é necessário aptidão. Você precisa ter as qualidades necessárias. Mas o dom espiritual é poder divino operando através de nós, mesmo sem possuirmos a mínima aptidão para tal coisa. 

 

Dons do Espírito Santo = Resultado do Espírito Santo habitando em nós. (capacitação especial para fazer determinadas coisas)

 

Os dons espirituais em (1 Co 12:1-7)

 

"Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós sabeis que, quando éreis gentios, vos desviáveis para os ídolos mudos, conforme éreis levados. Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum.

 

O texto diz que "ninguém falando pelo Espírito de Deus" pode amaldiçoar Jesus e "ninguém pode dizer: Jesus é Senhor! Senão pelo Espirito Santo". Isto quer dizer que não podemos expressar que o reino de Deus está em nós, senão pelo Espírito Santo. (Se você recebeu o evangelho da Graça é porque tem o Espírito Santo. ( Ef 1:13)

 

 Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo:

 

Existem vários dons. Espírito Santo dentro de nós se manifesta de maneiras diferentes. A cada um é dada a manifestação do Espírito:

 

Os dons são dados a cada um. (não está ligado a mérito) A cada um de nós podem ser dados dons diferentes em situações diferentes

 

Para que?

 

Para o proveito comum. Para o que for útil. Para a edificação da Igreja. Espírito dá o dom a um com o objetivo de abençoar a todos. Não é para nosso próprio deleite, mas para testemunho e edificação.

 

Pelo mesmo Espírito:

 

Embora sejam vários dons diferentes, são todos dados pelo Espírito Santo. Distribuindo particularmente a cada um como quer:

 

Espírito é imprevisível. Ele distribui os dons de acorda com sua vontade para que a igreja seja edificada. Ele sabe quando e onde cada dom é necessário.

 

Os dons espirituais de (I Co 12:8-11)

 

"Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres;.a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer."

 

Quantos dons são? Nove dons. Três dons de saber. Três dons de fazer. Três dons de falar.

 

Agora vamos compreender melhor cada um desses dons:

 

Palavra de Sabedoria

 

É um fragmento da sabedoria de Deus transmitida a nós pelo Espírito Santo. É saber o que fazer e falar em determinada ocasião (solucionar um problema específico) Ex.: Salomão e as duas mães I Reis 3:16-28

 

Palavra de Ciência

 

É quando Deus nos revela através do seu Espírito o seu eterno conhecimento. É uma revelação do que está acontecendo no momento. Ex.: Pedro com Ananias e Safira At 5:1-10

 

Continuaremos no próximo estudo.

 




Voltar