Noticias - O zelo de Deus | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » O zelo de Deus
l
l
l


  O zelo de Deus

O zelo de Deus

Texto: “Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.”  (1 Pe 5:5-7)

 


Introdução: Deus sempre cuidou e cuidará de seus filhos, que somos nós. Vejamos como o Pai age a nosso favor: 

 

 

1. Deus conhece todas as nossas necessidades

 

“Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino” (Lc 12:29-32). 

 


Como vivem a maioria dos cristãos? Buscando a benção e a vida feliz em primeiro lugar. Somente uma coisa o Senhor quer de nós, que busquemos o seu Reino em primeiro lugar (Rm 14:17).

 


2. Ele sente todas as nossas dores

 


“Disse ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.” (Exôdo 3:7-9)

 


O Pai conhece as nossas dores, sofrimentos e aflições, pois o nosso clamor vai até Ele. Ele sempre se levanta com solução a favor de seus filhos.

 


3. Ele está atendo à todas as nossas necessidades

 


“Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador.”(Salmo 40:17)

 


Quando precisamos de cuidado, amparo e libertação de todo tipo de jugo, o Pai está com a sua mão estendida para nos ajudar. 

 


4. Ele carrega todos os nossos fardos

 


“Vinde a mim, os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

 

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Fp 4:6-7)

 


A ansiedade é um subproduto do medo que corrói a alma do ser humano. Quem é ansioso, simplesmente não acredita que Deus ouve sua oração, porém o Senhor diz em sua Palavra 365 vezes: “Não temas”. Lembre-se: Ele cuida de nós! 

 


5. Ele vela pelo nosso sucesso

 


“Como velei sobre eles, para arrancar, para derribar, para subverter, para destruir e para afligir, assim velarei sobre eles para edificar e para plantar, diz o Senhor.” (Jeremias 31:28)

 


O Pai é quem viabiliza o trabalho do homem, isto é, construir e plantar, pois é Ele que confirma a obra de nossas mãos (Salmo 90:17)

 


6. Ele aplaina e endireita os nossos caminhos

 


“Eu, na minha justiça, suscitei a Ciro e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade e libertará os meus exilados, não por preço nem por presentes, diz o Senhor dos Exércitos.”  (Is 45:13)

 


O Senhor levantou um rei que não O conhecia e o fez instrumento em suas mãos para libertar o seu povo da escravidão na Babilônia. O Senhor usa o bem e o mal para endireitar os nossos caminhos.

 


7. Ele anseia por nós

 


“Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.”  (João 17:24)

 


O desejo do Sr. Jesus, é que estejamos nele, para que vejamos sempre a sua glória em nós e é com ciúmes que Ele anseia por nós. (Tiago 4:5)

 

Será que conseguimos compreender tanto amor assim?

 

 

Conclusão: Podemos confiar irrestritamente no nosso Deus e Pai. Veja o que Ele diz acerca dos seus filhos em Jeremias 29:11 “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.




Voltar