Noticias - O poder de uma oração III | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » O poder de uma oração III
l
l
l


  O poder de uma oração III

O poder de uma oração III

Introdução: Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar (Lucas 18.1-8).

 


Quando pensamos sobre oração, algumas perguntas surgem em nossas mentes: O que é oração? O que estamos fazendo quando oramos? O que estamos tentando realizar? Qual o propósito que Deus tem ao incitar-nos a orar? 

 


Infelizmente muito do ensino concernente a oração é essencialmente errônea. Por quê? Muitas vezes a oração é apresentada como um meio ou instrumento para “dobrar a Deus”; em que nossa vontade torna-se mais importante do que a vontade de Deus. 

 


A questão é: Por que oramos? Podemos dizer que a oração é vital porque ela nos muda!
Quando pensamos na mudança que a oração opera em nós podemos considerar pelo menos três coisas importantes: 

 

 

1) Oração nos leva à postura de prostração espiritual diante de Deus

 


Precisamos entender que em primeiro lugar, a oração é acima de todo louvor. Buscar a este Deus em oração muda a nossa postura na vida, pois ultrapassamos a perspectiva da busca da nossa própria vontade e nos transformamos em humildes suplicantes e adoradores do Deus que é todo-poderoso.

 

Embora a oração do “Pai Nosso” tenha sido apenas um modelo de oração, a qual não devemos repeti-la na integra, pois muito desta oração já se cumpriu na Cruz do Calvário por Jesus, contudo aprendemos nesta oração uma lição preciosa dizendo: “Vós orareis assim”... “Pai nosso que estais nos céus, Santificado seja o teu nome... Faça-se a tua vontade, Assim na terra como no céu” (Mt 6:9-10).

 

Pense no ponto central desta oração. Qual é o ponto central? O ponto central é o louvor e a adoração a Deus! Jesus começa a oração com louvor. O que isto significa? Que quando oramos a Deus e começamos a expor todas as nossas necessidades, sem antes darmos a Ele, a honra e a glória que lhe é devida como Deus, estamos completamente mal orientados. Por isso, a oração não deve ser para mudar Deus e sim a nós mesmos.

 

 

 
2) A oração nos muda construindo nossa fé 

 


Quando observamos as orações na Bíblia, percebemos que os profetas e apóstolos sempre começavam suas orações com louvor e adoração. A oração de Davi na dedicação de materiais para serem usados no templo começa assim: “Bendito és tu, Senhor, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade (1 Cr 29.10). Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra...” Davi se envolve com a grandeza e majestade de Deus que o atrai e o deixa extasiado. Este envolvimento de adoração e louvor muda a vida de Davi que adquire a consciência do poder ilimitado de Deus.

 

Em Isaias 37.16, Ezequias orava por causa da ameaça do rei da Assíria que estava para invadir Jerusalém. O que ele diz em sua oração? “Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.” Diante da crise, Ezequiel relembra para si mesmo, que Deus está entronizado no mais alto dos tronos “acima dos querubins”, que Ele é o senhor de todos “os reinos da terra” e que por causa disto, ele podia livrar o povo da ameaça do rei da Assíria. Quando entoamos essa adoração nas nossas orações, mostramos para Deus de antemão, que embora estejamos orando, estamos submetidos a vontade de Deus.

 

 

3) A oração nos muda limpando nossas almas

 


Quando oramos a Deus com sinceridade e honestidade, nossa vida é mudada, transformada, pois descobrimos: 

 


a) Quem nós realmente somos. (Devido nossa tendência de abandonar os caminhos de Deus, quando oramos com sinceridade Ele mostra o quanto precisamos Dele) Ex: Davi (I Cr 29:14-17). ...”Quem sou eu pra que te fizesse isso...?” 

 


b) Quem realmente Deus é. (Ele sempre fará a vontade Dele) (Pv 16:1) O coração do homem faz planos, mas a resposta certa vem de Deus.

 


 
Conclusão: A oração muda a gente! A oração pode mudar a sua vida! Por isso, comece a orar!




Voltar