Noticias - O poder da gratidão | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » O poder da gratidão
l
l
l


  O poder da gratidão

O poder da gratidão

Ref.: João 5:1-18

 


Provavelmente você conhece esta história, narrada no capítulo cinco do evangelho de João. Diz lá que tal homem estava doente. Ele se encontrava junto a um tanque. Por trinta e oito anos aquele homem permaneceu lá, sem sucesso nas suas tentativas de cura. Pois bem, Jesus ao passar lá pelo lugar onde se encontrava o homem, foi conversar com ele. Ouviu que ninguém, em todo aquele tempo, se prontificou a ajudá-lo. No fim da conversa, milagrosamente o homem foi curado. Após a cura, Jesus sumiu no meio da multidão sem se identificar. Apenas havia dito para que ele pegasse seu leito e caminhasse. E lá foi o homem caminhar com seu leito na mão, a vista dos judeus. Como aquele dia era sábado, caminhar por ai com o leito na mão era considerado pecado. O homem foi questionado.

 

Queriam saber por que ele fazia algo ilícito. E a sua resposta, que hoje me deixa insatisfeito, foi que caminhava com o leito na mão porque o homem que o havia curado havia dito para fazer assim. 
Veja: João 5:10-11 Pelo que disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito. Ele, porém, lhes respondeu: Aquele que me curou, esse mesmo me disse: Toma o teu leito e anda.

 


Sempre achei boa esta resposta do homem, mas hoje quando li não gostei. Pareceu-me que ele não quis assumir a responsabilidade de estar caminhando com o leito na mão. Tive a impressão que ele quis transferir a responsabilidade para Jesus, como que dissesse: “só estou fazendo isso porque me mandaram”. Presumo que faltou personalidade ao homem para dizer que ele era naquele dia um ex-enfermo, afinal passara trinta e oito anos paralítico e que acabara de receber milagrosamente a sua cura, podendo assim caminhar novamente.

 

E o interessante nesta história é que provavelmente quando o homem estava lá no tanque, deitado pela paralisia, nenhum judeu apareceu para dizer que estava cometendo um pecado. Interessante, quando ele era doente, estava tudo dentro dos conformes. Já depois da cura, caminhando, foi imediatamente importunado. Mas, quanto a isso, nenhuma palavra.

 


Mas, um tempo depois, Jesus o encontrou no templo e lhe disse:

 


João 5:14 Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.

 


Estas palavras de Jesus são intrigantes. Pois no capitulo 9 quando os discípulos perguntaram pra Jesus quem havia pecado para que o homem nascesse cego, Ele deixa claro que ninguém pecou, mas isso aconteceu para a glória de Deus. Então por que para este outro Jesus citou sobre o pecado? Fiquei aqui a pensar com meus “botões”: mas qual foi o pecado que o deixou em situação tão trágica? 

 

 

O pecado que Jesus o alertara para que não mais cometesse foi justamente não assimilar em sua alma a cura que seu corpo havia recebido, pois ao invés de glorificar a Deus, e ser agradecido ao Senhor Jesus pelo milagre, ao contrário O acusou de ser o responsável por ele estar carregando o seu leito. 

 


Jesus não curou apenas o corpo do homem, mas deu a ele vida. Imagine o rebuliço na sua alma por voltar a caminhar depois de tanto tempo. Não assimilar o significado da vida recebida e do ato “herege” de Jesus em curá-lo no sábado seria o maior pecado! Voltar a viver seguindo os mesmos ritos religiosos que não levam a lugar nenhum seria o maior pecado! 

 


Lembro de um outro caso em Marcos 5:1-20 onde aquele do gadareno, em que depois de passar por uma grande libertação, viu seus conterrâneos expulsarem Jesus da sua cidade, como se fosse qualquer pessoa. Mesmo assim, ficou por ali pregando o evangelho, dando testemunho da sua experiência. Parece-me que o gadareno assimilou em seu coração o que Jesus fez por ele. A lição que tiro disso tudo é a importância de internalizar cada coisa que Jesus traz para nós. Seja em forma de gratidão, seja em forma de uma postura nova em relação à vida.

 

Passar ao largo do que Deus faz como se não fosse conosco é o maior pecado. É como disse Jesus em relação aos judeus: “Tocamos flauta e não dançaram. Cantamos lamentações e não choraram.” (Mateus 11:16-19) É...para estes o evangelho não faz mais efeito.”  É uma terra seca que não produz nada, ou seja, você pode fazer o que for para esse tipo de pessoa, que no fim ela irá falar mal de você. Que grande pecado! Que o Senhor nos livre do pecado da ingratidão!

 




Voltar