Noticias - O nascer de novo | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » O nascer de novo
l
l
l


  O nascer de novo

O nascer de novo

O novo nascimento faz-se necessário na vida do homem para que ele possa iniciar a nova vida em Cristo.

 

 

Texto: João 3:1-15

 


 Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

 

Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

 

Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

 

Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

 

Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto?

 

Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho! Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das celestiais?

 

 

1 - A razão do novo nascimento

 


- A natureza humana não possui em si as condições necessárias para viver no reino de Deus - João 3:3 - "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". 

 


- O nascimento natural (carne) gera o homem natural, mas o nascer do Espírito Santo gera o homem espiritual - João 3:6 - "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito". 

 


- O homem natural não herdará a vida sobrenatural sem a conversão e vida pelo Espírito Santo - João 1:12-13 - "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus".

 


 
2 - Os meios do novo nascimento

 


- Profunda purificação feita pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus - Efésios 5:26 - "Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra" 

 


- Lavagem regeneradora e renovadora do Espírito Santo - Tito 3:5 - "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo"
 

 


3 - Os resultados do novo nascimento

 


- Vida transformada - II Corintios 5:17 - "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo"

 


- O nome escrito no Livro da Vida - Apocalipse 3:5 - "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos"

 


- Adoção como filho de Deus - João 1:12 - "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome"

 


 
Conclusão: Qualquer pessoa que deseja desfrutar de bênçãos concedidas unicamente aos filhos de Deus e entrar no seu Reino precisará passar pela experiência do novo nascimento Gálatas 3:29 - "E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa"




Voltar