Noticias - O discípulo e os dons | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » O discípulo e os dons
l
l
l


  O discípulo e os dons

O discípulo e os dons

O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS (I Co 12:1-11)

 

 

Após Jesus ter cumprido cabalmente aquilo que o Pai determinou, retornou aos Céus, deixou uma promessa que encontramos em Atos 1:8 - "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".

 

 

O Espírito Santo é que traz poder para a igreja capacitando a cada discípulo através dos dons espirituais, conforme lemos em 1 Co 12:1-4 "Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá ...”

 

 

“Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons". Cabe a cada discípulo buscar com zelo os dons do Espírito com a finalidade de edificar a igreja - corpo de Cristo, conforme 1 Co 14:12 - "Assim também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir para edificação da igreja. "

 

 

A distribuição dos dons espirituais no ministério:

 

 

ALGUNS DONS ESPIRITUAIS DISTRIBUIDOS

 

 

Palavra de sabedoria e conhecimento; fé, dons de curar e operação de milagres; discernimento de espírito, variedade de línguas e capacidade de interpretá-las.

 

 

A DIVERSIDADE DOS SERVIÇOS NO MINISTÉRIO

 

 

Pastorear, Administrar ou Governar; Auxílio ou Assistência no Ministério; Encorajamento ou consolo; liderança.

 

 

A DIVERSIDADE NAS REALIZAÇÕES

 

 

Comunicação Criativa ou Louvor; Contribuição ou Liberalidade; Evangelismo; Hospitalidade; Habilidades Manuais.

 

 

Alguns Textos de Referência: 1 Co 12:8-10,28; Rm 12:6-8; Ef 4:11; 1 Pe 4:9-10; Ex 31:3; 1 Tm 2:1-2; Salmo 150:3-5.

 

 

Um discípulo deve ter verdadeira paixão por aquilo que faz no ministério. Deve buscar e aprimorar os dons espirituais e finalmente, deve colocar o seu estilo pessoal de ser e de como realizar as coisas necessárias para glorificar a Deus e edificar a igreja de Cristo.

 

 

Sua Paixão (seu sonho maior, aquilo que lhe dá alegria) indica ONDE você servirá melhor. l Os dons espirituais indicam O QUE você fará quando estiver servindo.

 

 

E o seu estilo pessoal indicará COMO você realizará.

 

 

Deus nos fez semelhantes, mas não iguais. Deus nos fez, todos a Sua imagem e semelhança, mas cada um com a sua própria personalidade. Deus nos fez como uma raça, mas nos diferencia de tal modo que não existem duas pessoas exatamente iguais.

 

 

 A unidade não é alcançada por sermos parecidos e sim quando temos o mesmo propósito, que é o de glorificar a Deus e edificar aos outros. Se o nosso estilo pessoal causa escândalo, pelas diferenças culturais, geográficas, políticas e etc , devemos pedir a Deus que nos oriente em como servir melhor, nem que para isso tenhamos que adaptar o estilo pessoal à situação, sem com isso anular a nossa personalidade. Nunca deixemos de pedir que Deus efetue em nós o maior de todos os milagres - a renovação da nossa mente para sempre estarmos prontos para transformarmos tudo a nossa volta: (Rm 12:1-2) 




Voltar