Noticias - Homens, ou super-heróis? | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Homens, ou super-heróis?
l
l
l


  Homens, ou super-heróis?

Homens, ou super-heróis?

Não importa a profissão que o homem tenha, todos estão debaixo de grande pressão, e um número cada vez maior está desistindo de lutar e continuar sua tarefa de viver. A taxa de suicídio de homens é duas vezes e meia maior do que a de mulheres. Os homens sofrem mais com estresse do que as mulheres, isso numa proporção de duas a quatro vezes.

 

Os homens assumem coisas demais e se esforçam para aparecerem super heróis. Todos esperam que sejamos bem sucedidos como provedores da casa e da família, que sejam pais amorosos e dedicados.

 


A sociedade exige homens bem sucedidos e todos envolvidos por essa cobrança se desgastam acima da sua capacidade para desempenhar o papel de vitorioso.

 


A sociedade avalia os homens e as mulheres através de padrões distintos e injustos. A mulher vale de acordo com sua beleza, pelo quanto é atraente. Os homens são medidos de acordo com seu sucesso e por quanto possui em dinheiro. Você já notou que a sociedade criou termos ofensivos próprios para os homens: perdedor, cansado, mole, parasita, etc... Essas palavras ofensivas são usadas para homens que a sociedade julga ser de pouco valor, porque olham para sua aparente falta de sucesso.

 

A sociedade recompensa os fortes, os sonhadores e os confiantes e isola aqueles que são inseguros (os que parecem ser fracos).

 

O problema está em dar crédito ao que a sociedade diz, que o valor pessoal é determinado pelo sucesso.

 

Para a sociedade ser vencedor tem um preço. E o preço é fadiga e depressão. Esses são os perigos físicos, mas também se perde a alegria de viver.

 

A Palavra de Deus nos exorta diversas vezes a não confiarmos na nossa força. Somos cobrados a reconhecer nossa fraqueza, em vez de disfarçá-la. Somos sempre ajudados pelo Senhor sempre que nos lembramos que somos fracos. Quando pensamos que somos fortes, que estamos além das fraquezas e do fracasso, estamos prestes a cair.

 

Esse falso orgulho afligiu a igreja de Laodicéia (Ap 3:14-22) Deus os repreende por se considerarem ricos e não terem necessidade de nada. O Senhor lhes diz: “Você é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e está nu.” O homem sábio vê a si como alguém necessitado.

 

Paulo tinha um passado de conhecimento teológico extraordinário como fariseu e filho de fariseu. Falou com Deus face a face em uma visão. Mas fez uma oração maravilhosa pedindo a Deus que o livrasse do espinho na carne. Deus o respondeu de uma forma inesperada. Não! Esta foi a resposta. Disse o Senhor; “Paulo, não tirarei este espinho, pois a minha graça te basta, e o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. (2 Co 12:7-10)

 

O que Paulo declarou? Ele disse: “Eu me gloriarei ainda mais em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. ... Pois, quando sou fraco é que sou forte”. 

 

Os 5 problemas que aparecem quando buscamos agradar as pessoas em busca de aprovação.


1- Nunca conseguimos dizer não


2- Nossos atos passam a ser guiados pela culpa. Fazemos coisas porque tememos as conseqüências, em vez de as fazermos porque realmente queremos.


3- Não experimentamos a afirmação do nosso verdadeiro eu. O que queremos ao agradarmos as pessoas? Aprovação e a afirmação que nunca recebemos. Como vivemos para agradar os outros, nossa verdadeira identidade está presa atrás de um falso eu, o verdadeiro está oculto, não pode ser afirmado.

 


4- Não conhecemos a pessoa maravilhosa que Deus criou e deseja que sejamos. Passamos a vida tentando ser outra pessoa.


5- Agradar as pessoas é uma forma de idolatria. Estamos fazendo das pessoas o centro do universo em vez de Deus.

 


Como melhorar nossa vida?


Também há muitos que estão no outro extremo,vivem uma vida centrada em si mesmos, tratando as pessoas em sua volta com grosseria. Não sentem dificuldade com a questão de ter de agradar as outras pessoas. Eles possuem o problema oposto: narcisismo, preocupação excessiva consigo mesmo. 


Enquanto que outros estão vivendo preocupados com a opinião alheia, negando suas necessidades e limitações. 


O equilíbrio é encontrado no centro. Cuidado pessoal e coração aberto para ajudar os outros.
Filipenses 2:4 – Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”.


Gálatas 6:2 – Devemos levar “os fardos uns dos outros”


Os dois versículos mais à frente citam: “cada um examine os próprios atos(...) pois cada um deverá levar a própria carga”.


Como os homens presos na armadilha do herói encontram liberdade?


Destruindo a armadilha e construindo um modelo baseado na visão de Deus para eles




Voltar