Noticias - Felizes os perseverantes | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Felizes os perseverantes
l
l
l


  Felizes os perseverantes

Felizes os perseverantes

Texto: “Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo” (Tg 5:10-11).

 

 

A tendência da nossa carne é o desanimar frente aos desafios que enfrentamos na vida. Os nossos dias são cheios de tribulações, porém a Palavra de Deus nos instrui dando-nos estratégias como devemos viver e vencer.

 

 

Como perseverar firmes? 

 

 

1. Fazer uma auto-análise.

 


Existem leis da vida que atuam continuamente sobre nós e precisamos aprender a lidar e vencer - “Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao perverso; ao bom, ao puro e ao impuro; tanto ao que sacrifica como ao que não sacrifica; ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento” (Ec 9.2).

 


O que dificulta suportar e vencer as tribulações:

 


a) Falta de sabedoria: “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Pv 1.7). Veja o que disse Davi em Salmo 25:12-13: “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra”. Analise Tiago 1.5: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”.

 


b) Relaxamento: Desvaloriza o que tem e traz desperdício com o que Deus dá. Exemplos: finanças, família, trabalho, ministério e etc. 

 


c)Relacionamento distante de Deus: A distância traz tribulações e depois gera arrependimento, pois é uma quebra de aliança com Deus.

 


d) Falta de aprimoramento da fé: As grandes conquistas são proporcionais ao nosso nível de fé, por isso, precisamos ter a fé aprimorada – “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Rm 12:3).

 


2. Ter entendimento da situação e usar o potencial

 


O treinamento que recebemos ao longo da vida nos ajuda a enfrentar as tribulações: “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.12,13).

 


3. Aceitar a realidade do momento de vida

 


Fazer uma leitura real de tudo visando tomada de decisões, tais como: finanças, casamento, trabalho, ministério e etc. Quando aceitamos a nossa realidade, então saberemos como agir visando à reversão do quadro contrário.

 


4. Não se isolar

 


No meio da tribulação se nos isolarmos seremos presas fáceis para a derrota. “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante” (Ec 4:9-10).

 


5. Não transferir responsabilidades

 


A postura de Adão quando foi confrontado por Deus foi de transferir responsabilidade pela desobediência para Eva – “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi” (Gn 3.12).

 


É comum querermos transferir nossas culpas, quando algo não deu certo, temos sempre o culpado que nunca somos nós.

 


6. Ter paciência

 


“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:2)

 


A paciência produz três coisas:

 


a) Nos livra da precipitação – “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” (Pv 19:2)

 


b) Produz equilíbrio emocional – Livra da ansiedade e do desânimo.

 


c) Livra do pecado da murmuração – “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador” (1 Co 10:10)


7. Desloque o seu olhar

 


Mude o foco tirando os olhos da dor. Tire a mente do problema e veja a solução.

 

 

Conclusão: Deus é fiel em todas as suas promessas: “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1 Pe 5:10)




Voltar