Noticias - Dracmas perdidas em casa | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Dracmas perdidas em casa
l
l
l


  Dracmas perdidas em casa

Dracmas perdidas em casa

Ref.: Lucas 15:8-10

 

 

Trata-se de uma parábola que Jesus contou pontuando que há maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende, que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.

 

 

Aqui nesta narrativa, Jesus usa a figura de uma mulher que tendo dez moedas, perde uma, dentro de casa, e sai a sua procura até encontrá-la. Encontrando, faz uma grande festa. Esta figura encaixa muito bem com a realidade de muitos lares, onde os valores desapareceram, e, precisa-se praticar os valores bíblicos para achá-los, para que a alegria do lar seja restaurada.

 

 

 

 

As dracmas perdidas:

 

 

As drácmas eram o dinheiro da época. A mulher perde algo de valor. Quais os valores que estão perdidos dentro de sua casa?

 

 

1) Sumiu a dracma do respeito:

 

 

Considerar o valor do outro, tratar as pessoas com dignidade, dar importância a elas. Quem respeita, ouve com atenção, participa dos sonhos do outro. Veja: (CI 3:20-21, I Pe 3:7)

 

Quantas pessoas egoístas nos lares pensam somente em si mesmas, procurando a qualquer preço esmagar os outros. Gente que mente, que trai a confiança, gente que usa os outros.

 

 

2) Sumiu a dracma do carinho:

 

 

O carinho é outra manifestação do amor verdadeiro, assim como o respeito. Essa é outra dracma rara. O carinho traz o beijo, o abraço gostoso. Carinho de pai e filho, que andam sempre juntos, que desenvolvem um diálogo amigo. Carinho de cônjuges que ainda trocam elogios, que priorizam um ao outro, que sentem prazer quando estão perto. Veja (I Pe 3:8-9) - Atente para as expressões. ''fraternalmente amigos" e "bem dizendo".

 

 

3) Sumiu a dracma da espiritualidade:

 

 

A vida religiosa tem se limitado a casar no religioso e nada mais.

 

 

Depois só voltam a pensar em Deus numa grave enfermidade ou velório.

 

 

Outros vão um pouco mais adiante, indo à igreja nos cultos dominicais. Mas, em casa, nada. Não há mais louvor, vida de oração. O temor e zelo para com o Reino de Deus tem sido escasso. Há tempo para churrasco, festas com os amigos, aniversários, mas pouco tempo para as coisas espirituais.

 

 

4) Decida ser o herói da sua casa

 

 

Você acha que alguma coisa precisa ser restaurada em seu lar? Decida então você ser usado por Deus, para essa missão. Jairo foi o herói da sua casa.( Mt 5:21-24)

 

 

Decida pela sua própria mudança, visando a restauração do seu lar. Contudo, primeiro é necessário estar bem consigo mesmo.

 

 

5) Valorize os pequenos detalhes

 

 

A mulher tinha dez dracmas, perdeu apenas uma. Ficou com nove, com a maioria, mas antes de perder uma segunda, ou a terceira, parou para costurar a carteira. Parou para correr atrás do pequeno prejuízo. Jesus ao ressuscitar mandou avisar os apóstolos e a Pedro (Mc 16:7). Um pequeno detalhe que pode salvar uma vida.

 

 

Lembre-se a cupim é um pequeno inseto, mas aos poucos corroem a estrutura de um grande armário.

 

 

Por causa dos pequenos detalhes, muitas pessoas tem perdido a amizade e o carinho dos familiares.

 

 

6) Não aceite o caos como natural

 

 

Diz o texto que a mulher procurou. Isto é, ela não se assentou na cadeira da comodidade dizendo: "a vida é assim mesmo! É comum perder uma moeda tão pequena. Deixa pra lá!" Ela reagiu, se esquentou, foi atrás. Ela procurou. Quantos se assentam na cadeira da comodidade, acham que o mundo é assim mesmo, não tem como melhorar, ou afirmam que todo marido é safado mesmo. Ou todo adolescente é rebelde mesmo ...

 

 

Na verdade muitos não acham nada, porque não estão procurando.

 

 

Decida agora mesmo procurar um meio de transformar a sua família, através da Graça de Deus! 




Voltar