Noticias - Curso Graça: As lembranças | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Curso Graça: As lembranças
l
l
l


  Curso Graça: As lembranças

Curso Graça: As lembranças

AS LEMBRANÇAS

 

 

I. As lembranças do passado

 


Você já esteve num lugar que nunca havia estado antes e disse: eu já estive aqui? Por que será que isso acontece? No primeiro item desse nosso seminário entenderemos a revelação desse mistério que acontece com a maioria das pessoas. Os espíritas dizem que isso é coisa de reencarnação, ou seja, que em outra vida você já esteve naquele lugar. No entanto, não há nenhum fundamento bíblico nisso, tampouco, isso é real, pois o que diríamos sobre as pessoas que pisam num edifício ou numa casa recém construída e possuem este sentimento? Vamos entender melhor por intermédio deste primeiro item.

 


O começo de todo entendimento vem por intermédio do livro de Jó 38:4-21, onde Deus pergunta a Jó: “Onde estava tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento? Quem lhe pôs as medidas se é que sabes? Ou quem lhe estendeu sobre ela o cordel? Sobre o que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?.

 

No versículo 21 o próprio Deus responde dizendo que Ele sabia, pois era já nascido. Quando Deus estava para mandar o homem a terra, este em espírito já habitava com Deus, Efésios 1:3-5, por isso já possuía o conhecimento de tudo que estava para passar nesta terra. No livro de Salmos, encontraremos o Salmo 139:14-18, onde a palavra de Deus diz que no livro de Deus foram escritos todos os nossos dias, cada um deles escrito e determinado quando nenhum deles ainda existia. Mas talvez você pergunte, se tudo está determinado, então posso fazer o que desejar, que nada mudará as coisas na minha vida? Não! Pois o mesmo Senhor que determina as coisas é o Senhor de toda soberania e que pode também mudar tudo, até mesmo o que Ele já havia determinado.

 

 

Um exemplo disso está em II Reis 20:1-6 onde embora o rei Ezequias estivesse com os seus dias já determinados, Deus lhe acrescentou mais quinze anos de vida por causa da sua fidelidade. 

 


A evidência que os acontecimentos já estão determinados é tão grande que quase tudo que acontece com Jesus na sua crucificação já estava escrito pelos profetas e pelo salmista Davi como no exemplo do Salmo 22:1-18, onde Davi cita exatamente o momento da crucificação do Senhor Jesus. Aqui encontramos sobre o clamor de Jesus, sobre o abandono de Deus, as pessoas que zombavam dele, o coração se derretendo como cera, a língua se apegando no céu da boca, os pregos transpassando suas mãos e seus pés, e a sorte que deitaram sobre as suas vestes.

 


Veja como o nosso Deus já havia determinado tudo como seria mais de mil anos antes de Cristo.

 

 

II. Os sonhos

 


É muito comum encontrarmos nos dias atuais pessoas que sonham e procuram a revelação ou o esclarecimento deste sonho. Mas seria possível a revelação de um sonho? No passado os profetas recebiam as revelações de Deus por intermédio de visões e sonhos. No entanto, é importante saber que Deus escolhia somente alguns profetas que possuíam o dom de interpretar sonhos.

 

Nunca se viu numa época mais do que um profeta revelando sonhos, exceto alguns aproveitadores que se aproveitavam da curiosidade carnal do povo, para se intitularem profetas e intérprete de sonhos. 

 


Para os nossos dias o que vale é o que Deus disse pelo profeta Jeremias: “o profeta que tem sonho conte-o apenas como um sonho, mas aquele em quem está a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. (Jeremias 23:21-32)

 


O profeta Zacarias também adverte contra as pessoas que fazem adivinhações por intermédio de sonhos dizendo: “Os adivinhos vêem mentiras e contam sonhos enganadores”.

 


O sonho pode se tornar realidade, a partir do momento em que a fé entra em ação. Quando alguém sonha, passa a ter fé que o sonho vai se tornar realidade, por isso há uma grande tendência dele se cumprir. É por isso que algumas pessoas sonham e os sonhos se concretizam.

 


Mas talvez você pergunte: “Porque o profeta Joel citou que nos últimos tempos os velhos sonharão e os jovens terão visões?” (Joel 2:28) É que o sentido desta promessa não é como algumas igrejas traduzem, que somente os anciões podem ter sonhos ou somente os jovens terem visões, mas ele mostra aqui que uma pessoa depois de receber o Espírito Santo, mesmo sendo velha poderá cultivar seus sonhos (projetos), os jovens terão visões (ou seja, planos de expansão).

 


A própria bíblia no novo testamento mostra o fim das revelações por intermédio de sonhos “Havendo Deus outrora falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo filho, a quem constituiu seu herdeiro.” (Hebreus 1:1-2)

 


Seria errado afirmar que Deus não pode falar com alguém por intermédio de um sonho, pois Ele é Deus e age como desejar. Mas assim como no passado isso somente acontecerá em uma causa muito necessária.

 

 

A curiosidades dos símbolos

 


Quase todos os mitos e símbolos que existem nas religiões foram tirados da bíblia. Por isso é sempre bom estarmos atentos à palavra que cita: “A letra mata e o espírito vivifica.”
Vamos entender alguns desses mitos e simbologias?

 

 

1. Como surgiu o garfo do diabo

 


Cita a história que existiu no passado um profeta chamado Eli. Este homem possuía dois filhos que nos momentos da sua ausência cuidavam do templo de Deus. A bíblia cita que os filhos de Eli eram filhos de Belial, e não se importavam com o Senhor; pois o costume daquele sacerdote com o povo era, que se alguém oferecesse sacrifício, vinha o moço do sacerdote, e quando cozinhava carne, eles com um garfo de três dentes tiravam a carne do caldeirão e tomavam para si, por isso eram rejeitados por Deus. Após a morte desses dois homens, criou-se o mito do caldeirão do diabo e do garfo de três dentes.

 

 

2. Como surgiu o signo do zodíaco

 


O signo do zodíaco na realidade é a faixa na esfera celeste dividida em doze seções (ou seja, doze estrelas) com trinta graus de extensão, que habitualmente é chamada pelos cientistas de signos.

 

Devido Jó ter mencionado sobre essas estrelas nos dias da sua tribulação (Jó 38:31-32), então os esotéricos se aproveitaram para criar o signo do zodíaco baseando-se nos doze meses do ano em relação à posição de cada uma dessas estrelas. O que Jó citou sobre estas estrelas, nada tem a ver com esta superstição esotérica.

 

 

3. Como surgiu o mito de ser Jesus a rosa de Saron?

 


Dentre a mil mulheres de Salomão, uma ele se apaixonou mais profundamente, ao ponto de escrever para esta um livro. Neste livro ele escreve muitos poemas para sua amada e num deles ela responde:

 


- Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales.


Jesus nunca disse ser Ele a rosa de Saron.




Voltar