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  Como ser um grande empresário

Como ser um grande empresário

Coragem e Encorajamento - Duas palavras, ambas derivadas do latim cor, coração. Richard I, rei da Inglaterra de 1189 a 1199, era admirado pela coragem. Cantando os seus feitos, os poetas da época o chamavam de “Richard, Coração-de-leão”. 


Para ajudarmos os nossos liderados a ter “corações de leão”, capazes de enfrentar grandes desafios e dificuldades sem se acovardar ou esmorecer, precisamos expressar para com eles outra qualidade também derivada de cor: a cordialidade. Ser cordial é “demonstrar sinceridade, calor, franqueza, disposição favorável, boa vontade”. É ter coração grande, que reconheça o valor dos liderados e demonstre gratidão pelo seu grau de dedicação e comprometimento para com a causa.

 

 

O bom líder é ao mesmo tempo duro e carinhoso; firme e justo; apaixonado pela causa e transbordante de compaixão. Querendo encorajar o coração dos seus liderados, ele aprende a demonstrar apreço, elogio, agradecimento, qualquer palavra ou gesto que signifique: “Eu me importo com você e com aquilo que faz. Você está no trilho certo. Está indo bem. Obrigado”. 

O encorajamento tem sete aspectos essenciais que examinaremos a seguir:

 

 

1- Estabeleça padrões específicos e fáceis de entender - Já experimentou participar de um jogo sem saber as regras, ou quando os parceiros, sem avisar, mudavam as regras? Quanta frustração, não é? Você evita esse tipo de situação e lança um bom alicerce para o encorajamento quando torna bem explícitas e inteligíveis as “regras do jogo”.

 

Para poder encorajar alguém, será necessário que tanto você como esse alguém compartilhem os mesmos valores, aspirem alcançar os mesmos padrões de excelência. O padrão estabelecido deve ser bem acima da mediocridade, deve exigir o melhor da pessoa. Ao mesmo tempo é essencial que o padrão seja fácil de entender e seja muitas vezes repetido, para que o liderado saiba que o padrão é importante.

 

Patinar num só lugar ou andar em círculos é deprimente. Ao contrário, quando conhecemos e entendemos os alvos, sentimos o desejo de gastar energia para nos movermos em direção a eles. Os alvos nos ajudam a concentrar a atenção e a ter melhor auto-estima. Veja o exemplo de um dos maiores lideres que já existiu. Números 13:25-33

 

 

2- Espere o melhor - Os melhores líderes são confiantes de que os seus liderados serão capazes de alcançar o padrão estabelecido. Dedicam-se a ajudar pessoas a realizar plenamente o seu potencial. Os liderados, percebendo isso, pensam: “Eu posso, sim!”.

 

Lembre-se, entretanto, de que o encorajamento tem de ser sincero. As pessoas sentem a atitude por trás das palavras que escutam. Se eu disser: “Você pode, sim, tenho certeza disso!” enquanto estiver pensando: “Que esperança? Isto aqui é fracasso garantido!”, a minha hipocrisia será sutilmente comunicada e percebida.

 

 

3 - Preste atenção - O líder tem que estar circulando no meio do seu povo, onde possa ver as coisas certas que estão acontecendo. Não se trata de somente ver o que as pessoas estão fazendo; é necessário prestar atenção, entendendo o significado do que elas fazem. É dar importância às suas ações. Os melhores líderes têm uma espécie de radar para captar sinais positivos.

 

É ruim aquele líder que se considera xerife, circulando entre os liderados com o principal objetivo de descobrir se alguém está errando, trabalhando muito devagar ou criando problema. Na hora que esse líder aparece, todo mundo pára de conversar e trabalha a mil. Entretanto, mesmo na presença dele, apenas trabalham de maneira diferente, não estão dando o melhor de si. Quando sabemos que alguém vai aparecer à procura de problemas, a nossa tendência é de esconder os problemas – o que garante que não serão solucionados. Se o gerente não confiar nos funcionários, os funcionários, por sua vez, deixarão de confiar nele. E num ambiente de desconfiança, pouco de bom acontece.
Ao contrário, se os que trabalham tiverem a certeza de que serão visitados por um líder sempre à procura de algo bom para elogiar, eles darão o melhor de si, justamente para ter algo bom para mostrar. E nesse ambiente de mútua aceitação, ajudarão uns aos outros a funcionar bem.

 

É preciso evitar, a todo custo, que as pessoas pensem que os líderes se reúnem quase unicamente para lidar com problemas e criticar a quem tenha cometido erros. Colossenses 3:22-25




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