Noticias - Como lidar com a frustração | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Como lidar com a frustração
l
l
l


  Como lidar com a frustração

Como lidar com a frustração

Introdução: Como lidar com a frustração que sentimos quando algo dá errado? Primeiro precisamos entender o que é esse sinal de frustração em nossas emoções e em nossa alma. A frustração é um sentimento, uma emoção que ocorre quando algo que era esperado não ocorreu. A frustração é quando uma pessoa não está feliz por não ter um desejo satisfeito, mas também existem pessoas quem tem complexo de frustração, aquelas que se decepcionam com qualquer coisa.

 

A frustração ocorre quando uma vontade não ocorreu, independente do motivo, pois existem fontes internas e externas. As fontes internas podem gerar sentimentos como ter medo e falta de confiança, e geralmente a única coisa que se tem a fazer, é que a própria pessoa mude. Já as fontes externas, são fatos e condições fora do controle de cada um, como falta de dinheiro, por exemplo. A frustração só ocorre quando existem altas expectativas. Para não ter sentimentos como a frustração, o ideal é não esperar muito das pessoas e das coisas, para evitar se magoar e esperar algo que possa vir a não acontecer. Como fazer para evitar a frustração?

 

 

1 - SABER QUE DEUS ESTÁ COM VOCÊ

 

 

Salmos 23:1-6 “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará...Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo” Você já ouviu falar de um vale mais sombrio e mortal que a FRUSTRAÇÃO? Suas colinas são tão profundas e tão íngremes, que se não tomarmos cuidado a queda será final e mortal. Mas o Salmista fala o segredo para não temer o vale: “porque Tu estás comigo, a Tua vara e o Teu cajado me consolam.” Na hora da angústia, da dúvida, da frustração repetitiva, o Senhor tem sido o teu consolo?

 

 

A frustração tem som, cheiro e gosto de deserto, de aridez! E quem te consola nessas horas? A dúvida? A divisão? A desistência? O cansaço te consome a tal ponto que a murmuração é sua melhor amiga? O que fazer então? Corra para o colo do consolador! Deite nos pastos verdejantes propostos pelo Bom Pastor!

 

 

Salmos 139:16-17 “Os teus olhos me viram a substância ainda informe; e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado quando nenhum deles havia ainda. Quão preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!”

 

 

2 - A FRUSTRAÇÃO DE JESUS

 

 

Jesus quando estava para entregar sua vida por nós começou a se entristecer. Acho que no fundo do seu coração, Jesus pensava em um outro jeito que pudesse salvar o mundo sem que fosse preciso morrer por isso. Assim, numa dessas orações angustiosas Jesus pede para que o Pai afastasse dele esse cálice. (Mateus 26:36-46). Esse tal vale da FRUSTRAÇÃO precisa ser vencido nas nossas vidas meu irmão. Ou seremos do time dos que entregam os pontos, dos que só tem reclamação nos lábios, dos que só choram e esperneiam. Precisamos mudar o FOCO, olhe para Jesus!!! Ele poderia ter deixado a frustração prevalecer, mas a superou, quando disse: “Faça-se a tua vontade!”

 

 

3 -  NÃO FUJA NA HORA DA ADVERSIDADE

 

 

As frustrações vêm sobre dois tipos de pessoas no mundo. As fracas e as fortes. Aos fracos, restam o isolamento, autocomiseração, amargura, o julgamento e deixar-se vencer por esses sentimentos medíocres e passar por essa vida sem perceber a beleza das cores e assistir os acontecimentos do mundo em preto e branco. A melhor coisa para os fracos é ir morar no lado escuro da lua. Para os fortes é a grande oportunidade de amadurecer. Os fortes aprenderão a arte da tolerância, da paciência, do perdão. Os fortes avaliarão o outro lado das perdas. Como um escultor que dá forma ao mármore frio pelo cinzel, os fortes esculpirão suas personalidades, tendo coragem para viver a humildade para vencer. Lembrem-se, as frustrações são obstáculos imprevisíveis para você ver as belezas da vida na adversidade e nas contrariedades.

 

Veja o que Jesus citou em seu primeiro discurso. (Mateus 5:1-12) Jesus em seu primeiro discurso disse que bem-aventurado são os que passam adversidades porque deles é o reino de Deus.




Voltar