Noticias - Boa semente, ou mau coração? | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Boa semente, ou mau coração?
l
l
l


  Boa semente, ou mau coração?

Boa semente, ou mau coração?

Marcos 4:5-6 e 16-17 - "Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria.Mas eles não têm raiz em si mesmos; antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam"

 

 

Introdução: Deus está sempre investindo em nós, semeando para que tomemos posse de nossas bênçãos. Ele faz isso diretamente, pelo Espírito Santo, mas também através de nossa família, da igreja, e especialmente pela ministração da sua palavra em nós. O problema é que, embora as sementes de Deus sejam boas, muitas vezes não temos o coração adequado para recebê-las e preservá-las até que frutifiquem. Jesus contou uma parábola sobre um semeador e suas sementes, a qual nos explica o que nos atrapalha de frutificar pra Deus. 

 

 

1) INCAPACIDADE DE SUPORTAR TRIBULAÇÕES: “Saindo o sol, a queimou e porque não tinha raiz, secou-se... Sobrevindo a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizaram...” – Muitos perdem a semeadura de Deus porque não suportam tribulações. Só permanecem na presença do Senhor quando tudo está às “mil maravilhas”. Entretanto, devemos sempre nos lembrar que no mundo teremos aflições. O que é melhor? Enfrentá-la e vencer ou ser amigo da derrota? Quer servir a Deus? Tem que aprender a perseverar, mesmo no calor das provas.

 

 

2) FALTA DE PROFUNDIDADE: "Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se.” - O problema de muitos é a falta de profundidade na Graça de Deus. Recebem a palavra apenas ao nível das emoções, mas não se aprofundam e, devido a essa superficialidade, estão sempre vulneráveis. Se quisermos ver os frutos de Deus em nossa vida, temos que cultivar a vida cristã, cavar mais fundo através da oração, da leitura da palavra, da obediência aos pastores, da freqüência nas reuniões gerais da igreja.

 

 

3) FALTA DE ALIANÇA: “... Mas, saindo o sol, queimou-se e secou-se porque não tinha raiz... Mas eles não têm raiz em si mesmos; são de pouca duração” – A raiz é o que fixa uma planta no solo, lhe dá estabilidade e lhe possibilita receber os nutrientes e a água que precisa. Esta raiz trata-se da aliança com Deus, a qual nos traz firmeza. Muitas pessoas não assumem compromisso, não criam raízes na Graça de Deus. Por qualquer motivo abandonam a igreja ou vão para outra igreja porque não desenvolvem uma vida de aliança e assim, são como “fogo de palha” ou, como diz a palavra, “de pouca duração”. 

 

 

4) DUREZA DE CORAÇÃO: “Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca ...” – Outro grande empecilho para que a palavra de Deus produza benção em nossas vidas é a dureza de coração. Quanto somos inflexíveis, não nos quebrantamos, não abrimos mão dos nossos próprios pensamentos diante da Palavra de Deus, a semente não tem como penetrar em nosso coração e nos mudar. Um coração orgulhoso e soberbo não permite a semente germinar e frutificar.

 

 

5) CAIU NA BOA TERRA ”outra caiu em boa terra e frutificou...” Você já deve ter ouvido de um irmão ao seu lado dizendo que a palavra já não é mais a mesma, que a palavra não sacia suas necessidades, mas na realidade o coração dessa pessoa é que não é bom, pois quando a semente cai numa boa terra (bom coração)  ela sempre frutifica e produz resultados. Analise como está seu coração para ver se a semente vai frutificar na sua vida.

 

 

Conclusão: Deus quer que você frutifique, porém, é necessário ter uma atitude de receber a semente, aprofundar sua busca ao Senhor, assumir uma aliança com Ele, e permitir que a Palavra mude seus conceitos. Tome hoje uma decisão de cuidar mais do seu coração.




Voltar