Noticias - As três leis | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » As três leis
l
l
l


  As três leis

As três leis

Todos nós já aprendemos que a Lei de Moisés deixou de existir, pois “O Fim da Lei é Cristo Jesus”(Rm 10:4). Também sabemos que o povo estrangeiro nunca teve que cumprir a Lei de Moisés , pois esta foi dada para a prática dos judeus. Mas será que na Graça de Deus temos alguma Lei para cumprir? Será que devemos obedecer as Leis do novo testamento apenas porque foram escritas por Paulo?

 

 

Existem duas traduções para a palavra Lei.

 

 

LEI = JOWRAH = LEI DADA Á MOISÉS, (MANDAMENTOS DE DEUS PARA OS JUDEUS)

 

LEI = NOMOS = UMA ORDEM, UMA REGRA, UMA REGULARIZAÇÃO

 

 

Quando encontramos “Nomos” na bíblia temos que analisar sé é uma ordem de Deus, uma regra ou um regulamento.

 

Vamos neste estudo compreender sobre as três Leis bíblicas.

 

A LEI DO GOVERNO

 

Existem muitas referências no novo testamento onde existe uma ordenança bíblica citando a pratica de alguma coisa conforme determina a Lei. Ex “...as mulheres estejam caladas na igreja; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei.” (I Co 14:34) “Ou ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que ele vive? Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido. De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido...” (Rm 7:1-3). Nas duas referências bíblicas existem ordenanças para que a Lei fosse observada. Observe que os mandamentos surgiram por causa da Lei que assim determinava que fossem cumpridas. Mas ao procurarmos na Lei de Moisés não encontraremos as referidas Leis.

 

 

Essas Leis na realidade eram Leis do governo, instituídas conforme o Império Romano e suas tradições religiosas. Sendo assim, não são Leis válidas para nossos dias.

 

A LEI DE MOISÉS

 

Cumprida pelo Senhor Jesus foi totalmente extinta na Cruz do calvário “O Fim da Lei é Cristo Jesus para a justiça de todo aquele que nele crê” (Rm 10:4)

 

Quais mandamentos da Lei que estão explícitos no novo testamento que foram cumpridas pelo Senhor Jesus?

 

Hb 6:1-3 - “ Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo ...”

 

Cl 2:16-19 – “ ninguém , pois, vos julgue por causa de comida e bebida ...”

 

Hb 10:3-9 – “... porque é impossível que o sangue de touros e bodes removam pecados..."

 

LEIS ETERNAS DE DEUS

 

Já em contra partida existem Leis que vigoram para sempre, onde nem pactos e nem épocas podem jamais quebrá-las.

 

Que leis são essas?

 

Rm 13:8-10 – A lei do amor – “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor, pois quem ama o próximo tem cumprido a lei” (Rm 13:8-10)

 

II Co 9:6-11 – A lei do semear – “Enquanto a terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite. (Gn 8:22) “... aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará ...” (2 Co 9:6)

 

Hb 10:19-25 – A lei da confissão e do congregar – “Guardemos firme a confissão.... Não deixemos de congregar-nos ...” (Hb 10:23-25)

 

 

CONCLUSÃO: Hoje, no pacto da graça, permanecem práticas que devem ser observadas pelos cristãos. Estas práticas nada têm haver com a lei de Moisés, tão pouco com a Lei do Governo daquela época, escritas e lembradas pelos apóstolos. Podemos dizer, até mesmo, que estas práticas nos fazem cumprir a lei (vontade) de Deus que traz bênçãos sobrenaturais em todos os momentos da vida.




Voltar