Noticias - Aprendendo com os camelos | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Aprendendo com os camelos
l
l
l


  Aprendendo com os camelos

Aprendendo com os camelos

Texto: Mateus 19:23-24 - "Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.” 


Introdução: Jesus no texto acima, faz um comparativo entre o comportamento de um rico que dizia cumprir todos os mandamentos de Deus e um camelo que é o modelo de um verdadeiro cristão.

 

Vejamos o modelo do camelo que devemos imitar:

 

1 – É um animal constituído de grande capacidade para enfrentar desertos e condições adversas


Os dias são maus e somos como um povo do deserto. Dia após dia enfrentamos as adversidades e provações que nos levam a um deserto. O próprio Jesus teve seu treinamento no deserto onde começou sua grande obra.  Antes de iniciar o cumprimento da missão somos levados ao deserto para o teste da convicção do chamado. Se não passarmos pelo deserto, não estaremos preparados para enfrentar as adversidades do dia a dia e não teremos forças espirituais para vencermos o dia mau.

 

2 – Ajoelha para ser montado e conduzido 

 

Ser dócil. Jesus disse para aprendermos com Ele a sermos mansos e humildes. Um verdadeiro filho de Deus por mais que esteja estressado em alguns dias, na maior parte do tempo é dócil.
Ser tratável. Por mais que seja rude por algum tempo o camelo é tratável ou seja, é moldado.
Ser servidor. O camelo serve incondicionalmente.
Sabe qual a sua missão e se dispõe a cumpri-la.

 

3 – Animal que armazena grande quantidade de água para grandes travessias 

 

Temos que armazenar água. A água na bíblia representa a palavra de Deus. Representa também a limpeza do cristão. Analise o exemplo das virgens sábias de Mateus 25.1-13. Uma parte delas armazenou água, já a outra parte não deu valor a água. 


Muitos vão à igreja, ouvem a mensagem, porém, no dia seguinte já não se lembra. Lembrar da palavra é armazenar água, para o dia da seca.(Jeremias 17:7-8)


Deus só dá a quem tem zelo e guarda; ou seja devemos anotar e meditar (Salmo 119:11). Tudo o que ouve e escreve fica registrado.


A igreja eficaz é a que armazena uma grande quantidade de água (ensinamentos pela Palavra de Deus) 
 


4 – É um animal ruminante

 

Ruminar significa: Mastigar repetidas vezes, remoer (os alimentos que voltam do estômago à boca), Meditar, Pensar muito em. 
Nesta analogia podemos citar a igreja de Beréia (Atos 17:10-11). São aqueles que ouve, anota, revê, medita e ora, enfim se esforça em aprender a Palavra até compreendê-la completamente. 

 

5 – Os pés do camelo é constituído de forma que não atola no deserto

 

Uso do calçado apropriado, isto é, equipamentos adequados para cada situação - Efésios 6.15 - "Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz".

Deus quer que caminhemos no deserto sem atolar.

I Co 10:1-5 - "Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual: porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão porque ficaram prostrados no deserto”. 


Veja: Foram batizados na nuvem e no mar, comeram da mesma comida espiritual, que é Cristo, porém, muitos foram rejeitados.


Só sobrevive no deserto quem é protegido e guiado pela nuvem que é o Espírito Santo.

 

Métodos humanos não funcionam sem o governo do Espírito Santo.

 

Conclusão: A vida cristã é comparada ao comportamento de um camelo pois, o Reino de Deus é tomado por esforço, e renúncia total até a morte do "eu" (João 12:24).




Voltar