Noticias - Amor o princípio da comunhão | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » Amor o princípio da comunhão
l
l
l


  Amor o princípio da comunhão

Amor o princípio da comunhão

Texto: I João 4:7-8


Introdução: Não podemos falar de comunhão sem falar de amor. E a igreja é uma comunidade de amor. Mas por que muitos não conseguem ter bons relacionamentos? Será que para ter uma qualidade de vida melhor é preciso aprender a me relacionar com as pessoas? A principal evidência de maturidade cristã é um amor cada vez maior por Deus, pelo próximo, pelo serviço na igreja e pelas almas perdidas.


“O amor é o sistema circulatório do corpo de Cristo.”


Precisamos buscar amadurecimento em nossa caminhada cristã. Devemos crescer em amor, pois ele é duradouro – A ORIGEM DO AMOR ESTÁ EM DEUS.


“... para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha  dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo... (Ef 4:14-16)


“... antes crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (II Pe 3:18)


Em I Co 13:4-5 o apóstolo Paulo está tratando dos problemas dos coríntios: divisão, mau uso dos dons de Deus, invejas, impaciência, egoísmo, falta no servir na casa de Deus – tudo que envergonhava o nome do Senhor, e para combater tudo isto ele nos ensina a respeito do amor, que estão ligados intimamente com o fruto do Espírito, citado em Gálatas 5:22.


1 – Paciente – lento em se ofender, em se irar.


2 – Bondoso – que gosta de servir, é servo, trata bem a todos, mesmo que lhe tratem mal.


3 – Não Inveja – não se entristece com a prosperidade ou alegria do outro.


4 – Humilde – não se vangloria, não se ensoberbece com nada, reconhece as suas fraquezas, não afronta os outros.


5 – Não é Orgulhoso – não é altivo, não se infla com ninguém.


6 – Não maltrata – tem boas maneiras, não afronta ninguém na frente dos outros, levando a se envergonhar, não retribui o mal com mal, mas com o bem.


7 – Altruísta - não procura seus próprios interesses, trabalha em prol do outro, até abrindo mão dos seus, pelo bem do outro.


8 – Não se ira facilmente – é equilibrado, buscando não irritar ninguém, não se amargura ante as ofensas reais ou imaginárias.


9 – É simples – não guarda rancor, não é maldoso, não imagina o mal de ninguém.

 

Para nos relacionarmos bem com as pessoas precisamos amar em três dimensões:


1 – Amar a Deus – (Mc 12:30-31) – Se relacionar bem com Deus - “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças. E o segundo mais importante é este: “Ame os outros como você ama a você mesmo.”


2 – Amar o próximo – (I Jo 1:7) – “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 


3 – Amar a si mesmo – autoimagem positiva, autoestima.


4 – Cuidado com o coração – um coração em crise torna a língua uma arma que destrói. (Mt 12:34) “Pois a boca fala do que está cheio o coração.”

 

Conclusão: Devemos olhar as pessoas como Jesus olha, o lado bom. Devemos ter um coração perdoador – Ef 4:32 – “... perdoando-vos, uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” 


Enfim, bons relacionamentos dependem mais de mim do que do outro.




Voltar