Noticias - A tentação e os sentidos | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » A tentação e os sentidos
l
l
l


  A tentação e os sentidos

A tentação e os sentidos

Texto base: (Genesis 3.1-6) “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” 
 


Introdução: Devido à tentação da sua carne o homem abandonou o jardim do Éden. Alguns sentidos físicos foram envolvidos na trama do pecado no Éden, num processo gradual de corrupção.

 

1- Audição – Eva deu ouvidos à voz da serpente, que usou até a Palavra de Deus para induzi-la ao erro (MT 4:1-11). Somos atingidos todos os dias com muitas mensagens. É a primeira de uma série de estratégias daqueles que querem corromper outros. Para mudar nossas ações, eles procuram alterar nosso modo de pensar. É a forma que as pessoas tem para nos atacar à distância, como os guerreiros antigos que lançavam flechas incendiárias sobre as muralhas das cidades. Se o fogo se espalhasse, os portões poderiam ser abertos.


Por que Eva deu ouvidos a serpente, ao invés de ouvir a voz de Deus? Porque sua carne queria conhecer o pecado.

 

2 - Visão“Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos...”  A árvore era boa? O julgamento pela aparência pode nos levar ao engano. Qual é o julgamento que você faz para saber se algo é mau ou bom? O cristão deve entender que o mau é identificado pela palavra de Deus e não pela nossa opinião particular. O ser humano é muito influenciado pelo que vê. Muitos precisam ver para crer. Por isso são feitas imagens de ídolos e campanhas com amuletos nas igrejas. Precisamos viver por fé e não por vista (2Co 5:7; 2Co 4:18).

 

3- Tato – Deus disse: “Nem tocareis nele...”, todavia Eva “tomou-lhe do fruto...”. O envolvimento de Eva aumentou ao tomar o fruto em suas mãos. É muito forte o sentimento do tato e temos que ter o maior cuidado com ele. Muitas pessoas são honestas e nunca passou por suas cabeças o desejo de roubar, até o momento que em suas mãos vem uma bolada de dinheiro. Nesse momento imediatamente começa o agir da carne, para que a pessoa se aproprie daquilo que não lhe pertence. O tocar naquilo que Deus proíbe traz sérias conseqüências para a vida do cristão. Por causa do tato muitas pessoas têm naufragado na fé, pois quase tudo que doamos, antes passa pelo tato (como o doar dízimos e ofertas) e é nessa hora que muitos são reprovados. (Mateus 18:6-9)

 

4- Paladar “Tomou-lhe do fruto e comeu e deu ao seu marido que também comeu” . Muitos pensam que Adão e Eva pecaram quando comeram o fruto, mas na realidade o pecado se originou no momento em que no seu coração eles decidiram que comeriam do fruto proibido. Assim como já aprendemos, o filho pródigo não pecou quando experimentou sair da casa do pai, o seu pecado começou quando no coração ele arquitetou a saída de sua casa. É como Deus disse: “Este povo me louva com os lábios, mas o coração está longe de mim” (Is 29:13)

 

Conclusão: O temor a Deus é a base principal para dominarmos nossos sentidos físicos. Somente os que vivem no Espírito vencem os sentidos físicos para não levarem adiante os seus propósitos. Precisamos desenvolver nossos sentidos espirituais, a fim de não vivermos dominados pelos sentidos físicos.




Voltar