Noticias - A regra do ouro | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » A regra do ouro
l
l
l


  A regra do ouro

A regra do ouro

Introdução: O mundo dos negócios poderia ser descrito como incansável “busca por ganhar”: ganhar clientes, market, vantagem competitiva. Relatórios diários mostram “ganhos e perdas”. Como a crise econômica global se estende, muitos são os que deixam de ganhar. Talvez seja boa ocasião para profissionais e empresários recuperarem a chamada “Regra de Ouro”. Ela apareceu originalmente na Bíblia, quando o apóstolo Paulo citou esta afirmação de Jesus: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (Atos 20:35). 
 

 


Embora alguns digam que hoje a “Regra de Ouro” sofreu nova conceituação, significando “quem tem o ouro dita as regras”, o princípio, contudo, permanece verdadeiro mesmo em dias em que o materialismo e o consumismo têm exercido forte poder sobre nossa sociedade. 

 


 
Generosidade é mais uma exceção do que regra, embora haja algo de curioso, até paradoxal, indicando que dar é mais benéfico e gratificante do que receber. Quando damos não apenas outros recebem, mas nós também recebemos satisfação de sermos canais para que a ajuda chegasse até eles. Ou seja, quando damos, ganhamos! 

 


 
Há também a compreensão de que não alcançamos nossas conquistas sozinhos, mas "ganhamos" ajuda de outros ao longo do caminho. Oferecer ajuda em forma de recursos tangíveis, tempo, conselhos ou encorajamento é uma maneira de retribuir a generosidade de que fomos alvo. A Bíblia fala muito sobre "dar" e "generosidade". Eis alguns exemplos: 

 


 
Generosidade é o caminho certo. No mercado de trabalho freqüentemente se discute sobre “o que é certo”. Fazer o bem a outros quando se tem oportunidade é o certo e este investimento paga bons dividendos. Vejamos Provérbios 11:23-25 - “O desejo dos justos tende somente para o bem, mas a expectação dos perversos redunda em ira. A quem dá liberalmente, ainda se acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado.  

 


 
Generosidade promove o bem. Dar com generosidade é um excelente exemplo a ser seguido. Salmo 112:5-9 - “Feliz é o homem que se compadece e empresta; ele defenderá sua causa em juízo; não será jamais abalado; será tido em memória eterna... Distribui, dá aos pobres; a sua justiça permanece para sempre, e o seu poder se exaltará em glória.” 

 


 
Generosidade honra a Deus. Amor e compaixão são o centro do caráter de Deus. Haveria maneira melhor de refletir Seu caráter do que dar dos recursos que Ele nos permitiu acumular?  Provérbios 3:9 – “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda, e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”  
 

 


Generosidade reflete nossa esperança. Precisamos constantemente analisar se a nossa confiança está depositada em coisas que se perdem facilmente ou em Deus que é a fonte primeira de tudo quanto temos? I Timóteo 6:17-19 - “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para o nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir, que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de que se apoderarem da verdadeira vida”.

 


 
Conclusão: Você tem vivido a “Regra de Ouro”? Que avaliação você faz de si mesmo nessa questão de generosidade? Tem sido fácil para você ser generoso ou tem sido uma batalha dura? Geralmente quem tem vencido, a carne ou o espírito? Lembre-se avareza, idolatria (amor ao dinheiro) são coisas da carne e precisam ser vencidas. Romanos 8: 13 – “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte, mas, se pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.”

 




Voltar