Noticias - A Graça de Deus - Parte I | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » A Graça de Deus - Parte I
l
l
l


  A Graça de Deus - Parte I

A Graça de Deus - Parte I

A Graça é Eterna (Efésios 2:1-10)

 


As obras da graça não são feitas para resolverem os problemas de última hora. Ela não é feita às pressas, na carreira. Deus não espera acontecer algo de mal ao homem para formular como a Sua Graça agirá. Mas as obras da graça de Deus foram idealizadas antes de serem manifestadas aos homens. Elas foram formuladas antes de serem comunicadas a eles. Deus nos deu tudo antes de tudo existir (2Tm 1:9). Todas as resoluções fundamentais com respeito à nossa salvação foram feitas antes que o mundo existisse (Tt 1:2).

 


Deus não toma providências quando os problemas surgem. Mas a sua sabedoria eterna e infinita tratou de planejar a sua benção de acordo com cada problema antes mesmo do problema agir. Nisso dizemos que Deus não é apanhado de surpresa em nada do que acontece no mundo. Pois para cada situação da vida, cada detalhe da nossa existência, Deus já havia providenciado a sua benção para aquele momento ou para aquela situação. 

 


A Graça é Supremamente Rica

 


O apóstolo Paulo, quando escreve sobre a graça de Deus, escreve usando expressões majestosas. 

 

Observe bem: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amor e estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo, pela graça sois salvos,, e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus.”

 


Isso quer dizer que não existe manifestação da graça para nós fora de Cristo. A Graça de Deus não pode vir a nós se não vier com Cristo. Com Cristo temos a Graça, sem Cristo não temos a Graça. A graça é o resultado da obra de Cristo em nosso lugar e em nosso favor.

 


Notemos também que Paulo fala da “suprema riqueza da sua graça”. Em primeiro lugar a graça de Deus é rica porque ela nos ressuscita com Cristo. Isso tem haver com a regeneração ou novo nascimento “Deus nos deu vida estando nós mortos em nossos delitos e pecados”. A graça concede vida aos que estão mortos. 

 


Em segundo lugar a graça de Deus é rica porque ela nos coloca “nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. Quando Deus nos ressuscita, Ele nos eleva para os “lugares celestiais” que são os lugares nos quais reina a graça de Deus de forma supremamente rica onde o pecado não possui domínio sobre nós. Observe: “nos fez assentar” está no passado, portanto indica uma ação já concretizada.  Deus já nos colocou nessa posição gloriosa juntamente com Cristo.

 


A Graça é Soberana

 


É soberana porque reina. Ela não é um objeto qualquer que nos é oferecido onde podemos aceitá-la ou não. Paulo afirmou que a graça reina (Rm 5:20-21). Na carta aos Hebreus temos a expressão “o trono da graça” (Hb 4:16). Ora, onde há um reino, há um trono; onde há trono aí há a soberania.

 

O que produz no coração dos orgulhosos uma grande revolta e incompreensão é o fato da graça de Deus ser dada livre e soberanamente, sem que possa ser comprada ou merecida ou até mesmo exigida. 

 


Eles não entendem como Deus pode escolher tal pessoa para estar à frente do ministério da Graça, e acham que eles mesmos podem se escolher para estar à frente. Acham-se mais capazes do que os outros e tentam pela carne alcançar seus objetivos. Observe o que Jesus cita sobre isso (João 15:16-21)

 


Faz parte da natureza humana o sentimento de competição, de luta para conquistar algo. O atleta que treina durante quatro anos para competir e ganhar uma olimpíada; uma seleção de futebol que se prepara com amistosos, torneios e eliminatórias durante quatro anos para, enfim, jogar uma copa do mundo com sete partidas e consagrar-se campeão. Mas, na carreira espiritual não há treino. Você simplesmente é convocado na hora que Deus quiser e imediatamente tem que entrar em campo para cumprir seu chamado, e se não for um bom atleta, Ele mesmo exclui você da partida (I Co 9:23-27).

 

No próximo estudo vamos aprender como fazer as obras designadas para nós na Graça de Deus.
Você é um abençoado de Deus!!!

 




Voltar