Noticias - A fuga de Elias | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » A fuga de Elias
l
l
l


  A fuga de Elias

A fuga de Elias

Texto base: 1 Reis 19:1-18.

 

Introdução: Elias havia acabado de extirpar de Israel a trágica influência idólatra dos 450 profetas de Baal e dos 400 profetas do poste ídolo (1 Reis 18:19-40). Também, pela oração da fé, trouxe chuva sobre a terra, a qual, pelo espaço de três anos e meio, sofria uma seca sem precedentes (1 Reis 18:41-42).


Quando Elias soube que Jezabel tencionava matá-lo, desencadeou no profeta uma seqüência de atitudes depressivas. Normalmente, sempre que nos vemos ameaçados por qualquer coisa, assumimos as mesmas atitudes.


É incrível como um homem que tinha tido as experiências que Elias teve viesse a se intimidar por algo tão pequeno, em proporção aos desafios que já tinha vencido. Quando nos sentimos ameaçados, temos uma atitude parecida com a de Elias.

 

1. Vejamos quais foram as atitudes de Elias diante da ameaça:


a) Preocupação com a vida material: “Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço”.

 

b) Abandono da comunhão: “deixou o seu moço”.


c) Desinteresse pela vida: “Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais”. Quando a vida perde o sabor, perde o sentido, sempre que nos preocupamos de maneira excessiva com a nossa sobrevivência, quase sempre acabamos perdendo o interesse pela vida. Isto pode nos levar a uma caverna espiritual.

 

 

2. O que a caverna simboliza?


a) Fuga religiosa: A caverna era em Horebe, o Monte de Deus. Tem gente que vem à igreja não por causa de Jesus, mas para se esconder por detrás de uma religiosidade, de uma máscara.

 

b) Mania de perseguição: São pessoas que só vêem as sombras inimigas e perigo e ameaças em tudo.

 

c) Autopiedade: Elias se sentia um coitado perseguido, decepcionado, por isto, foi para caverna.

 

 

3. Quais são os ensinamentos deste texto bíblico?


a) O senhor manda sair: “Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto”. 


b) Deus não nos planejou para depressão ou desânimo: “Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 


c) Quando estamos deprimidos não ouvimos a Deus: “depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave”.


d) Quando desistimos perdemos a unção: “Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge...”.


e) Deus está sobre os nossos inimigos, pois foi Ele mesmo quem ungiu os reis que destruiriam as ameaças feitas a Elias – “Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirá rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará”.


f) Precisamos crer além do que os nossos olhos podem ver: “Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou”  Veja também: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós". (1 Pedro 5:7-8).

 

 

Conclusão: Não podemos nos deixar levar pelos sentimentos da carne, os quais geralmente querem nos fazer parar, desistir de lutar. Se entregar a depressão é deixar de cumprir o que Jesus disse: “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, pois eu venci o mundo”(João 16:33). Elias se deixou levar pelo autopiedade ou autocomiseração, por isso fugiu para a caverna. Veja o que Deus disse a Elias: “venha para fora”, isto é, “saia da caverna”. 




Voltar