Noticias - A esperança | Comunidade Cristã Amor e Graça




Home » Espiritual - Notícias » A esperança
l
l
l


  A esperança

A esperança

Existe um dito popular, que diz que: "A esperança é a última que morre". Na verdade este dito contraria o princípio bíblico de I Coríntios 13:13, que nos diz que a esperança não morre, mas permanece para sempre. O mais interessante deste trecho bíblico é que a esperança está no mesmo patamar da fé e quase no mesmo patamar do amor, ou seja, esperar a concretização de algo é tão importante como ter amor e fé.

 

É bem verdade que muitas vezes passamos por situações para as quais parece não haver mais esperança. “Situações onde nos encontramos num beco sem saída”. Nessas horas de tribulação, de provação e até mesmo de angústia e desespero, as circunstâncias parecem ser maiores que nós, e sentimo-nos derrotados, fracassados, impotentes e sem esperança.

 

Abraão foi considerado o pai da fé por não ter perdido a esperança. Embora não possuísse o amor que Davi possuía e a fé de Josué, nenhum homem possuiu tanta esperança como Abraão. (Romanos 4:18-21)

 

Foi assim também com Jairo, quando recebeu a notícia de que era tarde demais, sua única filha havia morrido, e já não valia a pena Jesus ir até ela (Marcos 5:35). Foi assim com Marta, quando seu irmão Lázaro adoeceu e morreu quatro dias antes de Jesus chegar a Betânia (João 11 :17).

 

Foi assim com Jó, quando ele perdeu tudo o que tinha - bens, filhos e filhas, saúde, reputação (Jó 1 e 2) - numa sucessão de perdas quando até mesmo sua esposa e seus amigos se voltaram contra ele.

 

Observe que mesmo nessas situações tão extremas, a guerra não está perdida. Talvez ao longo da nossa caminhada com Deus, nós percamos algumas batalhas, mas nunca a guerra! Mas isso quando colocamos nossa fé Nele! Assim como Jairo, Marta e Jó, devemos colocar nossa fé no Senhor e crer que nem tudo está perdido, e que apesar da adversidade das circunstâncias, "Ainda há esperança".

 

O Senhor está no controle. Crer nisso nos dá esperança! Ele tem um plano, e assim como Ele disse a Jairo, hoje Ele diz a você e a mim: "Não tenhas medo, confia em mim". Crer e confiar. E Jesus ordenou à filha de Jairo que se levantasse, e a menina logo saltou e começou a andar. "Ainda há esperança!" Marta sabia disso quando disse: "Senhor, se aqui estivesse, o meu irmão não teria morrido. "Mas eu sei que mesmo agora não é tarde demais, pois tudo o que pedirdes a Deus, Ele te dará" (João 11 :20).

 

Há um propósito para todas as coisas, inclusive para as nossas provações. Portanto, "Aquietai-vos e sabeis que Eu sou Deus" (Salmo 46:10). O Senhor quer reverter as adversidades em bênçãos, para nós e para outros. Quando Jesus soube que Lázaro havia adoecido, Ele disse que sua doença não era para morte, mas para a glória de Deus.

 

Que Ele, o Filho de Deus, receberia glória em resultado daquela enfermidade. Jesus ressuscitou Lázaro e muitos judeus que presenciaram este milagre creram n'Ele. Da mesma forma, hoje o Senhor nos convida a declarar que a adversidade pela qual estamos passando, não é para a morte, mas para a Glória de Deus! Quando Jó analisa sua vida, ele conclui que tudo b que aconteceu com ele contribuiu para que ele tivesse uma maior intimidade com Deus: antes "eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem" (Jó 42:5). E o Senhor restaurou a sorte de Jó e deu-lhe o dobro de tudo o que ele possuía. Portanto, não se dê por vencido, "ainda há esperança" ... logo você entenderá o propósito de Deus para esta hora.

 

Concluindo este estudo, deixamos algumas perguntas para você que tem procurado amar e ter mais fé: Será que a esperança tem feito parte da sua vida? Será que você tem esperado a concretização das promessas pacientemente? Não se esqueça que a esperança está no mesmo nível da fé e do amor. 




Voltar